185

Pensar e filmar o Mundo à nossa volta turma PPD 22/23.07

Apresentação

Esta formação integra um projeto mais alargado, promovido a nível internacional pela Associação Europeia das Cinematecas, e pela Associação Le Cinema Cent Ans de Jeunesse (entre outras) e a nível Nacional por Os Filhos de Lumière. Esta associação candidatou-se ao programa Erasmus com a parceria de entidades (2 Cinematecas e 2 Associações para a Pedagogia) de 4 dos países (Alemanha, Bulgária, França e Portugal), tendo recebido apoio financeiro para os próximos 3 anos, com o objetivo de recolher dados, analisar e avaliar este projeto pedagógico, em colaboração com duas Universidades (uma em França e outra na Alemanha), culminando com divulgação desta metodologia singular através da edição de um livro. Neste projeto estão envolvidas 4 escolas parceiras, uma de cada um destes países, sendo a Escola Secundária Marquês de Pombal a que representa Portugal. O programa internacional “Cinema, Cem Anos de Juventude” (CCAJ) que aborda todos os anos um tema diferente (migração, bullying, …) para a descoberta do cinema e encontro com os outros e com o mundo, desenvolve e aprofunda um método pedagógico que envolve 16 países, da Europa e outros continentes, juntando cineastas e professores estudando novas abordagens adaptadas aos diversos contextos e faixas etárias dos alunos, procurando ligar o VER e o FAZER, através de uma escolha e análise de excertos de filmes. Esta oficina pretende contribuir para a criação de um dispositivo de reflexão sobre o que é o cinema e pensá-lo do ponto de vista da sua relação com o que nos rodeia e com os outros. Trata-se, pois, de explorar uma metodologia inovadora em que a matéria cinematográfica é a sua base principal e cuja análise vai revelando as ideias e sentidos que se escondem em cada filme.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Esta Oficina proporciona aos professores contacto com uma prática inovadora de Educação Artística que a investigação tem considerado como tendo bons resultados na educação das novas gerações, visando a prática de Educação ao Cinema como expressão artística. Os professores vão aprender a utilizar o equipamento técnico de imagem, de som e de montagem. Os professores vão desenvolver as suas capacidades de ver, analisar e decifrar um filme, utilizando ferramentas de interpretação do plano e da sequência do filme. Os professores vão autonomizar-se na utilização de ferramentas, promovendo a sua literacia fílmica. Os professores vão recorrer a uma metodologia da análise fílmica que passarão aos alunos, com reflexos numa nova forma de ver, escutar e criticar os filmes e as suas temáticas.

Conteúdos

1. Proposta e reflexão sobre as pistas pedagógicas a trabalhar ao longo do ano e de regras do jogo para a realização de exercícios filmados. (2 horas) 2. Visionamento, reflexão e diálogo sobre o aproveitamento pedagógico de um filme que irá fazer parte da questão do ano em trabalho. (3 horas) 3. Exemplificação da utilização do equipamento fílmico e aplicação em pequenas gravações. (6 horas) 4. Visionamento dos exercícios filmados e reflexão e discussão sobre os seus resultados. (8 horas 5. Apresentação e reflexão sobre os filmes finais e sobre os seus processos (6 horas)

Metodologias

Esta formação envolve sessões presenciais que serão espaçadas ao longo do ano letivo, em que se poderá contar com a presença de cineastas e profissionais de cinema, para além dos formadores, em que se abordam questões teóricas e técnicas, num total de 25 horas. Entre as sessões presenciais decorrerão sessões de trabalho autónomo, em que os professores põem em práticas as aprendizagens que vão efetuando, com os seus alunos, num total de 25 horas. Nestas sessões, os professores têm a responsabilidade de preparar – através da forma metodológica participativa – as várias fases do programa, orientando e apoiando os alunos nas suas investigações e descobertas do tema e abordagem ao processo criativo. Nestas horas será estabelecido um guião e proceder-se-á à filmagem que constitui o produto final a ser apresentado na última sessão, sujeito a analise e avaliação.

Avaliação

• Os formandos são avaliados tendo em conta a sua participação e o trabalho realizado nas sessões presenciais, o trabalho desenvolvido nas sessões autónomas, registado nas folhas de sumários e o filme produzido a ser apresentado na última sessão, e, ainda, o relatório final de que consta a aplicabilidade dos conteúdos abordados nesta oficina à sua atividade letiva. • Os formandos serão avaliados conforme legislação em vigor com base numa Escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente (zero créditos); de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente; (100% dos créditos previstos

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Alain Bergala (2009). “L’Hypothèse Cinéma - Petit Traité de transmission du cinéma á l’école et ailleurs”. Ed Cahiers du Cinéma /essais. André Bazin (2018). “O que é o Cinema?” Ubu Editora Jean Claude Fozza, Anne-Marie Garat, Françoise Parfait. (1988). Petite Fabrique de l’Image. Ed Magnard. Jacques Aumont, Alain Bergala, Michel Marie, Marc Vernet (2014). “Esthétique du Film”. Editeur : Armand Colin. Laurent Jullier e Michel Marie. (2009). “Lendo as Imagens do Cinema” . Ed Senac (S. Paulo).

Anexo(s)

Ficha da ação

Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da Ação devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 15 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 15,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt

Após a inscrição pode proceder ao pagamento transferindo a verba de 15,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 Após efetuar o pagamento deve carregar o comprovativo de transferência na conta de formando.

Formador

Teresa Garcia Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-11-2022 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
2 05-11-2022 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
3 23-11-2022 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
4 23-11-2022 (Quarta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
5 25-03-2023 (Sábado) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
6 25-03-2023 (Sábado) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
7 14-06-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
8 14-06-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 05-11-2022
Fim: 07-06-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-114186/22
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul