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A transversalidade do modelo de trabalho cooperativo turma AE 22/23. 08

Apresentação

Num momento de debate nacional profundo acerca do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, da Educação Inclusiva e do Currículo, o modelo de trabalho cooperativo apresenta-se como forma de organização e de gestão das práticas de aprendizagem e de educação que, assentando num conjunto de princípios e propostas idênticos para todos os ciclos de ensino, se pauta pela forte interação entre profissionais. Essa transversalidade estruturante organiza-se a partir de conceitos nucleares - circuitos de comunicação; estruturas de cooperação educativa; participação democrática direta. Esta ação propõe-se dar a conhecer e promover a aplicação de princípios organizativos de caráter democrático através da conceção e apoio à implementação do modelo de trabalho cooperativo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1) Refletir acerca dos valores da cidadania e da inclusão; 2) Promover uma atitude de investigação-ação através da análise crítica das práticas pedagógicas; 3) Sustentar a prática de uma gestão flexível do currículo, contribuindo para a melhoria da qualidade das aprendizagens; 4) Desenvolver um programa de inovação pedagógica através da conceção e apoio à implementação do modelo de trabalho cooperativo; 5) Produzir instrumentos de trabalho que promovam a implementação do modelo de trabalho cooperativo.

Conteúdos

1) Princípios básicos da intervenção educativa – 2h teóricas + 2h práticas 2) Estruturas de cooperação educativa – 2h teóricas + 2h práticas 3) Atitudes e valores – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 4) Cidadania e inclusão – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 5) Diferenciação pedagógica – 1h30 teóricas + 1h30 práticas FORMADOR/A (ES/AS) 2 6) Organização espacial da sala – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 7) Organização temporal do trabalho – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 8) Materiais educativos – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 9) Instrumentos de monitorização e regulação a] Instrumentos de monitorização – 1h30 teóricas + 1h30 práticas b] Portefólios – 1h30 teóricas + 1h30 práticas c]) Ficheiros de trabalho autónomo – 1h30 teóricas + 1h30 práticas d) Plano individual de trabalho – 1h30 teóricas + 1h30 práticas e) Estudo autónomo – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 10) Avaliação formativa, contínua e sistemática: a) Intervenientes no processo de avaliação – 1h30 teóricas + 1h30 práticas b) Registo, análise e circulação da informação – 1h30 teóricas + 1h30 práticas 11) Assembleia de turma – 1h30 teóricas + 1h30 práticas

Metodologias

A metodologia a aplicar terá por base a componente prática: análise e debate de situações; definição de estratégias e criação/adaptação de instrumentos de trabalho que contribuam para a sua resolução, devidamente apoiadas na leitura e reflexão de documentos e modelos de referência no domínio do modelo de trabalho cooperativo;

Avaliação

Os formandos serão avaliados nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, numa escala de classificação de 1 a 10 valores, através de uma avaliação contínua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação: - Assiduidade -10% - Participação nas sessões presenciais - 20% - Trabalho produzido durante a ação de Formação: Planificação e Contribuições em geral - 50% - Relatório Final (trabalho escrito individual, de caráter obrigatório, que consistirá na aplicação da(s) estratégias e do(s) instrumento(s) de trabalho abordados e na reflexão acerca do efeito do(s) mesmo(s) - 20%

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

BESSA, N. e FONTAINE, A. (2002). Cooperar para aprender – Uma introdução à aprendizagem cooperativa. Porto: Edições Asa. BRUNER, J. (2000). Cultura da educação. Lisboa: Edições 70. DEWEY, J. (2002). A Escola e a Sociedade e A Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’Água Editores. FONTES, A. e FREIXO, O. (2004). Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa. Lisboa: Livros Horizonte. FREITAS, L. e FREITAS, C. (2003). Aprendizagem Cooperativa. Porto: Edições Asa.

Observações

Ação de Formação exclusiva para docentes do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia

Ação de Formação exclusiva para docentes do Agrupamento de Escolas Manuel da Maia.

Formador

Magda Filipa Barradas Mateus da Costa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 27-06-2023 (Terça-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
2 28-06-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 28-06-2023 (Quarta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
4 04-07-2023 (Terça-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
5 05-07-2023 (Quarta-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
6 11-07-2023 (Terça-feira) 10:00 - 12:00 2:00 Presencial
7 12-07-2023 (Quarta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
8 05-09-2023 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online síncrona
9 16-09-2023 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
Início: 27-06-2023
Fim: 13-09-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119898/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 50 h
Local: Agrupamento de Escolas Manuel da Maia