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Estimados(as) docentes e não docentes,
O início de um novo ano letivo é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem.
A terceira fase do plano de formação respeitante ao ano de 2025 está a decorrer.
Esta fase integra várias ações de formação e o período de inscrições já se encontra a decorrer, cumprindo-se a implementação das mesmas entre setembro e dezembro de 2025.
Uma conquista ao nível da internacionalização do CFAE Calvet de Magalhães.
Outubro, um mês marcado por crescimento, parcerias estratégicas e conquistas significativas para o CFAE Calvet de Magalhães e as suas 10 escolas associadas.
Destaca-se a aprovação do projeto europeu SWELL — Teacher Academy, financiado pelo Programa Erasmus+ Teacher Academies, representando um importante passo na internacionalização da nossa ação formativa e educativa.
Coordenado pela Frederick University (Chipre), este projeto tem como objetivo promover o bem-estar de professores e alunos através do desenvolvimento de competências baseadas na Aprendizagem Autodirigida (Self-Directed Learning – SDL).
Ao integrar uma rede europeia de 11 organizações parceiras e 15 parceiros associados, incluindo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, o CFAE Calvet de Magalhães passa a ter um papel ativo na construção de sistemas educativos mais inclusivos, centrados no aluno e orientados para o bem-estar.
O CFAE Calvet de Magalhães orgulha-se de participar ativamente como organização parceira neste projeto internacional, reforçando o seu compromisso com a inovação pedagógica, a formação contínua de professores e a promoção de ambientes de aprendizagem saudáveis e participativos.
Um passo decisivo para uma educação mais aberta, colaborativa e global.

A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães
Gabriela Alexandra de Oliveira Machado
II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães - Metodologias Diferenciadoras: Agenda do Presente, Sucesso do Futuro...

II Seminário de Partilhas Diversidade, Equidade e Inclusão na Era Digital
DICA - Conselho Nacional de Educação
www.cnedu.pt/pt/publicacoes/dica/dica-2024
O DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.
O DICA apresenta, discute e sintetiza, práticas inovadoras de professores e diretores reais, que trabalham com alunos reais em escolas reais e que estão fortemente relacionadas com melhores e mais profundas aprendizagens. Deste modo, contribui para conhecer melhor o trabalho das escolas e dos seus profissionais, condição necessária para as poder transformar e melhorar através de políticas e práticas educativas mais informadas e mais fundamentadas.
Disponibilizamos no separador «DOCUMENTOS» a edição de 2024.

DIVULGAÇÃO
FILOSOFIA PRÁTICA COM CRIANÇAS E JOVENS
Docentes dos Grupos de Recrutamento 100, 110
Curso
25.0 horas
e-learning
Docentes dos Grupos de Recrutamento 100 e 110
Esta acção surge como resposta ao pedido de dezenas de formandos que participaram em uma ou várias acções desenvolvidas durante o decorrer do ano lectivo 2020/2021, de sensibilização e/ou de introdução à prática da Filosofia com Crianças, e que no final das mesmas, mostraram interesse em participar numa ...
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Ref. 250AE 25/26.05 Inscrições abertas até 13-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133580/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 14-11-2025
Fim: 13-12-2025
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães
Formador
Rita Afonso Pedro
Destinatários
Docentes dos Grupos de Recrutamento 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos de Recrutamento 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos de Recrutamento 100 e 110.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Esta acção surge como resposta ao pedido de dezenas de formandos que participaram em uma ou várias acções desenvolvidas durante o decorrer do ano lectivo 2020/2021, de sensibilização e/ou de introdução à prática da Filosofia com Crianças, e que no final das mesmas, mostraram interesse em participar numa oficina de continuidade. De facto, a preparação necessária para começar a colocar em prática a metodologia da Filosofia com Crianças implica um acompanhamento extremamente especializado e levado a cabo por um perito na área. As acções anteriores acima descritas, de sensibilização e/ou de introdução à prática, abrem caminho para questões, reflexões, desafios e dificuldades inerentes à prática em questão, mas não permitem ao formando ficar autónomo na sua prática. Ao apreenderem a complexidade da prática em questão, e as dificuldades relacionadas com uma experimentação efectiva, mais de 50% dos formandos, para cada grupo, revelou interesse em receber mais formação nesta área. Os efeitos benéficos da prática da Filosofia com Crianças, constatados em estudos desenvolvidos pela UNESCO, quer a nível das aprendizagens curriculares, quer a nível do desenvolvimento pessoal (emocional, cognitivo) dos alunos, como também das dinâmicas professor/alunos, foram um dos motivos para um grau tão elevado de interesse manifestado. Trata-se portanto de desenvolver uma oficina baseada numa prática, a da Filosofia com Crianças, alternando assim exercícios filosóficos muito específicos, com momentos de partilha, discussão e análise baseados na prática do professor em contexto de sala de aula.
Objetivos
- Acompanhar os formandos na preparação, dinamização e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, em contexto de sala de aula. - Preparar os professores para serem promotores de uma convivência democrática e consciência cívica, em contexto de sala de aula. - Sensibilizar os formandos para uma escuta atenta às perguntas das crianças, para a sua dimensão filosófica e também estética. - Ajudar os formandos a romper com as barreiras traçadas da sua racionalidade, potenciando a criatividade do pensamento e aproximando o seu pensamento do das crianças -Desenvolver competências para o diálogo filosófico e intercultural, inspirado na articulação com diferentes linguagens e expressões artísticas. -Dar a conhecer, na prática, como se proporcionam experiências de pensamento, a partir da experiência vivida das crianças -Desenvolver um trabalho a nível da atenção, da empatia, da abertura reflexiva e da escuta do outro.
Conteúdos
1- A EXPERIÊNCIA, COMO MODO DE SE ABRIR AO NOVO E DE SE RELACIONAR COM O PENSAMENTO -A INVESTIGAÇÃO CRIATIVA, como modo de compor e recompor o pensar. -O DIÁLOGO COLABORATIVO, como maneira de desenvolver um pensar colectivo. -O PENSAMENTO CRÍTICO, como forma de questionar o sentido e o porquê do ensinar e do aprender em torno de determinadas metodologias de ensino. -A TOMADA DE CONSCIÊNCIA de alguns hábitos de ser professor como maneira de aceder ao ponto de vista do aluno (criança ou jovem). 2- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA A EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA, A PARTIR DE SUPORTES ARTÍSTICOS Exercícios práticos para desfazer hábitos inibidores da imaginação criativa. Exercícios filosóficos, para desenvolver a problematização como maneira de abrir espaços onde habitualmente não há perguntas. Exercício de formulação de associações entre pensamento e sensações existenciais e/ou artísticas. 3- CRIAÇÃO DE ESPAÇOS PARA INSTAURAÇÃO DO DIÁLOGO DEMOCRÁTICO E DA CIDADANIA PLENA Exercícios de DIÁLOGO PARTICIPATIVO E COLABORATIVO, que podem ser aplicados em contexto de sala de aula. Exercícios de CIDADANIA EFECTIVA, como forma de treinar o diálogo democrático em contexto de sala de aula Exercícios de ESCUTA, CUIDADO E ATENÇÃO para com o pensamento filosófico na Infância, como modo de se perspectivar novas dinâmicas relacionais com os alunos. Exercícios de TOLERÂNCIA E a EMPATIA, no sentido de conseguir abarcar outros pontos de vista e respeitar a diferença. 4- MONOTORZIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA EXPERIÊNCIA DA FILOSOFIA COM FOCO NA INFÂNCIA - Monitorização do trabalho dos formandos relacionado com a prática da Filosofia com Crianças e Jovens. -Partilha, discussão, análise e avaliação de sessões de Filosofia com Crianças, desenvolvidas em contexto de sala de aula, ao longo das sessões síncronas.
Metodologias
Os conteúdos não serão apresentados de forma linear, mas sim, de forma articulada com a participação de todos os formandos, através dos métodos participativos, demonstrativos e interativos. As sessões serão sempre teórico-práticas, privilegiando-se, contudo, a componente prática: - Recorrendo à metodologia da FCC, a estratégias e abordagens consensuais, tais como o diálogo participativo e colaborativo, o espírito crítico e a escuta do outro. - Recorrendo à arte e à cultura para se desenvolver e enriquecer os exercícios reflexivos, questionar e dialogar com o mundo e os outros de diferentes maneiras e desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade. - Recorrendo à partilha, análise e avaliação das sessões de Filosofia levadas a cabo pelos formandos, em contexto de sala de aula. Os formandos irão dinamizar um conjunto de sessões de Filosofia com Crianças e Jovens, com o seu grupo turma. As sessões serão gravadas e transcritas, de forma a poderem ser partilhadas com o grupo de formandos, nos momentos de trabalho conjunto das sessões síncronas. Recorrendo à metodologia da Filosofia com Crianças e Jovens, os formandos irão receber uma motorização especializada.
Avaliação
A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo, isto é, com base na sua participação nas sessões síncronas. Irá igualmente incidir sobre o processo de trabalho e os produtos que dele decorrem (trabalhos, reflexões, organização e condução de sessões práticas), os quais revelam a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas e metodologias trabalhadas durante a formação. Os critérios de avaliação e respectivos parâmetros são definidos de acordo com as características do trabalho realizado - participação nas sessões síncronas, realização dos exercícios das sessões assíncronas, preparação e dinamização de sessões de filosofia com crianças, partilha e discussão de grupo, trabalho final. As sessões realizadas pelos formandos em contexto de sala de aula e registadas por escrito, assim como os exercícios filosóficos das sessões assíncronas devem ser organizadas sob a forma de um portefólio, ao qual os formandos deverão juntar contributos reflexivos sobre as suas práticas e sobre a formação. A avaliação realizar-se-á de acordo com o determinado no ECD, nas orientações do CCPFC e nos regulamentos do CFAE.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
KOHAN, Walter ; VIGNA, Elgira, Pensar com Heraclito. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, 2013 KOHAN, Walter, Infância, estrangeiridade e ignorância – Ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007 KOHAN, Walter, OLARIETA, Beatriz F. (orgs.), A Escola Pública aposta no Pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012 LELEUX, Claudine, et. al. , Filosofia para crianças, O modelo de Matthew Lipman em discussão. Trad. Fátima Murad, Porto Alegre: Artmed., 2008 LENOIR, Fréderic, Filosofar e Meditar com as Crianças, Edição: Arena PT, 2017
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 14-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online assíncrona |
| 5 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 6 | 06-12-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 8 | 12-12-2025 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 9 | 13-12-2025 (Sábado) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Curso
25.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Em todo o tipo de atividades, os cidadãos correm riscos inerentes às mesmas. Assim sendo, consideramos pertinente dar conhecimentos básicos de socorrismo a esses cidadãos, para que mais facilmente possam agir e socorrer vítimas em caso de acidente ou doença súbita. No que concerne à prática docente, ...
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Ref. 248FEGOE 25/26.01 Inscrições abertas até 17-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-136826/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 18-11-2025
Fim: 04-12-2025
Regime: Presencial
Local: Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Formador
Sandra Marta Palma Férias Nóbrega
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Em todo o tipo de atividades, os cidadãos correm riscos inerentes às mesmas. Assim sendo, consideramos pertinente dar conhecimentos básicos de socorrismo a esses cidadãos, para que mais facilmente possam agir e socorrer vítimas em caso de acidente ou doença súbita. No que concerne à prática docente, consideramos importante a aquisição de competências básicas na área do socorrismo, pois algumas situações de emergência poderão ocorrer em contexto de sala de aula e/ou espaços comuns (recreio, refeitório, ginásio, etc…). Assim, existe uma necessidade de os professores serem dotados de competências básicas para intervirem em situações de emergência, até à chegada de ajuda diferenciada (112), pois na maioria dos casos, basta um simples gesto para fazer toda a diferença, isto é, ganhar tempo até à chegada das equipas de emergência médica. Para isso, é necessário agir de forma calma e segura, seguindo protocolos pré estabelecidos para o efeito. O socorro a uma vítima começa com a deteção de qualquer incidente e, se necessário, com a correta e atempada chamada para a central de emergência 112. Qualquer indecisão, nesta fase, poderá comprometer todo o socorro e, a consequente vida da vítima.
Objetivos
- Adquirir as competências necessárias para a correta prestação de cuidados básicos de socorro, inerentes a um estabelecimento escolar; - Compreender o que é o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e quais os seus intervenientes; - Saber ativar o sistema de emergência médica (112); - Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência, os seus princípios e a sua importância; - Reconhecer a importância da prevenção de acidentes num estabelecimento escolar; - Conhecer as técnicas de socorrismo básico e suporte básico de vida a aplicar ao adulto e criança; - Saber o Algoritmo de Suporte Básico de Vida (SBV) e o Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea (OVA) no adulto e criança; - Conhecer os mecanismos e causas dos traumatismos em contextos escolares; - Desenvolver capacidades para agir de forma apropriada em caso de acidente ou doença súbita.
Conteúdos
No que diz respeito à mudança de práticas, pretendemos: a incorporação de rotinas de segurança e primeiros socorros no dia a dia escolar; maior proatividade dos docentes perante situações de risco, com respostas rápidas e adequadas; promoção de uma cultura preventiva entre alunos e restante comunidade escolar. Relativamente aos procedimentos e/ou materiais didáticos: atualização dos protocolos escolares para situações de emergência; integração de novos procedimentos de suporte básico de vida conforme as diretrizes mais recentes; estabelecimento de canais de comunicação imediatos com os serviços de emergência; adaptação dos conteúdos lecionados para incluir componentes práticas de primeiros socorros; utilização de recursos interativos como materiais de apoio; inclusão de casos práticos para contextualizar a aprendizagem. Este tipo de formação não só melhora a capacidade de resposta dos docentes, como também promove um ambiente escolar mais seguro e consciente, aumentando a confiança dos professores e contribuindo para a formação cívica e humanitária dos alunos. 1ª Sessão 2,5 Horas - Apresentação - Conteúdos da ação - Calendarização - Metodologia aplicada - Avaliação da ação - Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) 2ª Sessão 3 Horas - Cadeia de Sobrevivência (Adulto/Criança) - Riscos para o Socorrista - Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança) Teórica/Prática 1 3ª Sessão 3 Horas - Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança): Teórica/Prática 2 - As etapas do Suporte Básico de Vida (Algoritmo) - Posição Lateral de Segurança 4ª Sessão 3 Horas - Suporte Básico de Vida (Adulto/Criança): Prática 3 - Obstrução da via aérea (Adulto/Criança) - Desobstrução da Via Aérea (Algoritmo) 5ª Sessão 3 Horas - Emergências Médicas - Dificuldade Respiratória - Dor Torácica - Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Convulsões (Adulto / Criança) 6ª Sessão 2,5 Horas - Emergências Médicas (cont.) - Diabetes Mellitus - Intoxicações - Choque 7ª Sessão 3 Horas - Traumatologia (geral/contextos escolares) - Controlo de Hemorragias - Lesões dos tecidos moles - Lesões osteoarticulares 8ª Sessão 2,5 Horas - Traumatismos crânio-encefálicos e vertebromedulares. - Lesões Ambientais - Queimaduras 9ª Sessão 2,5 Horas - Banca de Avaliação Prática de SBV - Algoritmo - Avaliação da ação de formação
Metodologias
A metodologia utilizada visa a aquisição de conhecimentos por parte dos formandos contemplando uma parte teórica e uma parte prática. Na parte teórica (aprendizagem cognitiva), será utilizado o método expositivo e interativo, como apresentações multimédia (slides, vídeos ilustrativos) para introduzir conceitos e explicação das diretrizes mais recentes e atualizadas nesta área; discussões guiadas e estudo de casos, analisando cenários reais para promover uma rápida tomada de decisão e debates sobre alguns mitos e erros comuns nesta área; avaliação de conhecimentos, recorrendo a questionários e interações para consolidar aprendizagens. Na parte prática (aprendizagem ativa), serão realizados treinos de demonstração com manequim de SBV; simulação de cenários de emergência, com exercícios práticos com encenações realistas e práticas de posições de segurança (ex. Posição Lateral de Segurança); treino com feedback imediato, isto é, supervisão por parte do formador para correção de técnicas e para desenvolver a confiança e capacidade de resposta em situações reais.
Avaliação
Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores. Escala de avaliação: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores. Considera-se classificação positiva toda e qualquer avaliação igual ou superior a 5, implicando atribuição de créditos de formação. As avaliações inferiores a 5 implicam reprovação do formando. Participação na ação (contributos, pontualidade), realizada com base na observação direta feita pelo formador tendo como base a participação e desempenho dos formandos na realização dos trabalhos; portfólio do trabalho autónomo realizado na ação, em grupo (se aplicado); reflexão individual critica do percurso formativo com a indicação dos impactos no desenvolvimento profissional e organizacional (1/2Páginas); creditação final de acordo com o regulamento da modalidade.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA (2017 - 2024). Manual de Tripulante de Ambulância de Socorro, Lisboa. NAEMT. Prehospital Trauma Life Support. 9oEdição. Artmed; 2020. CARDOSO, António Óscar Rebelo (1987). Como prevenir alertar e socorrer em qualquer tipo de acidente, 5ª edição, editorial o Livro, Lisboa. ANDLEY, A. et all (2005). European Resuscitation Council Guidelines for Resuscitation 2005 - Adult Basic Life Support and use of automated external defibrillators, Resuscitation (2005) 67S1: S7-S23. INSTITUTO NACIONAL DE EMERGÊNCIA MÉDICA (2007). Manual de Técnicas Básicas de Emergência, Lisboa.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 18-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 21-11-2025 (Sexta-feira) | 17:45 - 21:00 | 3:15 | Presencial |
| 3 | 25-11-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:45 - 21:00 | 3:15 | Presencial |
| 5 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 6 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 17:45 - 21:00 | 3:15 | Presencial |
| 7 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
| 8 | 04-12-2025 (Quinta-feira) | 17:45 - 21:00 | 3:15 | Presencial |
INSCREVER-ME
As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Curso
25.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360
Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos chave que informam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade.
Os atores educativos, ...
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Ref. 172PPD 25/26.08 Inscrições abertas até 24-11-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120110/23
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 25-11-2025
Fim: 11-12-2025
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães
Formador
Teresa Jesus Ramos Bile Venâncio
Clara de Meneses Lourenço
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial, do grupo de recrutamento 360.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Inclusão, equidade, cooperação, solidariedade, responsabilidade e interligação, são conceitos chave que informam as políticas e as práticas educativas. Assegurar o direito de todos à educação é garantir acesso, presença, participação e sucesso em processos educativos de qualidade. Os atores educativos, nomeadamente lideranças de topo e intermédias, são figuras essenciais na educação e na transformação social. Acolher e apoiar todos os alunos, independentemente das suas capacidades e exigências, são dois compromissos éticos e profissionais indiscutíveis. Uma escola inclusiva exige uma liderança eficaz, capaz de apoiar e promover o envolvimento de toda a comunidade escolar. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+
Objetivos
Identificar práticas de gestão e organização pedagógica, de topo e intermédias, à luz dos normativos/documentos de referência sobre políticas de inclusão Explorar fatores que se constituem como obstáculo à inclusão na escola e sociedade Consolidar uma perspetiva de abordagem integrada de práticas que concorrem para a inclusão Refletir sobre a relevância das aprendizagens informais, os meios de as incorporar na promoção de ambientes educativos favoráveis à participação de alunos na condução do processo educativo Promover estratégias de otimização da participação dos alunos na vida da escola Elencar mecanismos de promoção do envolvimento das famílias na criação de ambientes inclusivos Refletir sobre o papel das lideranças na criação de ambientes promotores de aprendizagens não-formais e informais consistentes com os objetivos da educação inclusiva Equacionar os termos da cooperação interinstitucional em ordem à inclusão Refletir sobre instrumentos de monitorização das práticas de inclusão
Conteúdos
Conteúdos da ação 1. Enquadramento teórico e normativo 1.1. Quadro conceptual Os direitos humanos e as políticas de inclusão. Justiça distributiva e ética do cuidado. Tradução dos princípios de justiça em direitos e capacidades. O projeto Strength Through Diversity e a diversidade dos públicos na educação escolar: dimensões da diversidade;abordagens multinível da diversidade em educação. 1.2. Quadro normativo de referência Os Decretos-Leis nº 54/2018 de 6 de julho (na sua redação atual) e n.º 55/2018, de 6 de julho (e respetivas Portarias). OPerfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Autonomia e responsabilidade dos decisores locais: interpretação dos normativos; as margens de autonomia potenciadapela portaria n.º 181/2019, de 11 de junho, na sua redação atual. Documentos curriculares e instrumentos de autonomia dos AE/ENA. 1.3. Dimensões organizacionais das políticas de inclusão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 1.1. e 1.2.] 2. Concretização das políticas de inclusão 2.1 As escolas e as práticas A inclusão em contexto: modelos educativos e conceções de cidadania e equidade. 2.2. Os agentes sociais das práticas de inclusão Pessoas, instituições, ambientes de aprendizagem. Cooperação interinstitucional em ordem à inclusão. 2.3. Os recursos para a inclusão A identificação e gestão dos recursos (humanos, materiais, institucionais) e a sua potencialização na promoção da escolainclusiva. 2.4. Contextos de interação socioeducativa na perspetiva da inclusão: a sala de aula e ‘o resto’ – exercício exploratório[trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 2.1., 2.2. e 2.3.] 3. Conhecer, partilhar, decidir 3.1. Conhecer e cooperar com as pessoas e as instituições 3.2. Conhecer, estimular e proteger as crianças e jovens: princípios, métodos, instrumentos 3.3. Conhecer para transformar: dos instrumentos de suporte à monitorização às modalidades de participação deprofessores, pais e alunos nos processos de decisão – exercício exploratório [trabalho com os formandos, orientado pela abordagem prévia dos pontos 3.1. e 3.2.] 4. Avaliação Apresentação e discussão dos trabalhos/produtos finais dos formandos
Metodologias
Nesta formação, em regime de frequência e-learning, com recurso a diversas ferramentas, nomeadamente um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e ferramentas de comunicação síncrona, serão abordados os conteúdos recorrendo a metodologias ativas de ensino e de aprendizagem. Será privilegiado o trabalho em pequeno e grande grupo com momentos de reflexão e de discussão restrita e alargada. A formação decorrerá num espaço virtual organizado com os conteúdos de formação disponibilizados e onde decorrem interações múltiplas entre formador-formando e formando-formando. Nas sessões, devem ser definidos tempos de partilha e de reflexão em torno das experiências e das práticas dos formandos, devendo o formador ter um papel ativo na ligação das práticas às políticas educativas de inclusão. Elaboração de trabalho/reflexão final individual em função dos interesses e preferências dos formandos.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Cerna, L. et al. (2021) Promoting inclusive education for diverse societies: A conceptual framework. Disponível em:Promoting inclusive education for diverse societies : A conceptual framework | OECD Education Working Papers | OECDiLibrary (oecd-ilibrary.org) European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2021). Inclusive School Leadership: A Tool for Self-Reflection on Policy and Practice. (M. Turner-Cmuchal, E. Óskarsdóttir and M. Bilgeri, eds.). Odense, Denmark. Disponívelem: https://www.european-agency.org/sites/default/files/SISL_Self-Reflection_Tool.pdf Eurydice (2020). A equidade na educação escolar na Europa (trad. Lisboa: DGEEC/Unidade portuguesa de Eurydice).Disponível em: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/517ee2ef-4404-11eb-b59f-01aa75ed71a1/language-pt Pereira, F. (Coord.). (2018). Para uma Educação Inclusiva. Manual de Apoio à Prática. Lisboa. Ministério da Educação.Direção-Geral da Educação. Disponível em:https://dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf UNESCO (2022). Reaching out to all learners: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva:UNESCO, IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education
Observações
Releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Online síncrona |
| 2 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 28-11-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 4 | 02-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 05-12-2025 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 09-12-2025 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
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TRANSFORMANDO O ENSINO COM A MILAGE: COMO CRIAR E USAR RECURSOS EFICAZES PARA O SUCESSO ACADÉMICO
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
ACD
3.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico.
Muitos professores identificam dificuldades na criação e utilização eficaz de recursos ...
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Ref. 251ACD 25/26.06 Inscrições abertas até 05-01-2026 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD 25/26.06
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 06-01-2026
Fim: 06-01-2026
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM
Formador
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. Muitos professores identificam dificuldades na criação e utilização eficaz de recursos digitais que apoiem a aprendizagem ativa, diferenciada e orientada para as aprendizagens essenciais. A plataforma MILAGE APRENDER+ disponibiliza ferramentas que facilitam essa transição pedagógica, permitindo a criação, partilha e monitorização de recursos educativos de forma intuitiva. Esta Ação de Curta Duração pretende capacitar os docentes para utilizarem a MILAGE de modo estratégico, potenciando o sucesso dos alunos através de práticas inovadoras, interativas e sustentadas na avaliação contínua.
Objetivos
• Capacitar os docentes para a utilização eficaz da plataforma MILAGE no apoio ao ensino e aprendizagem. • Promover a adoção de estratégias de aprendizagem ativa e autónoma com recurso a conteúdos digitais interativos. • Desenvolver competências na criação e adaptação de fichas na MILAGE alinhadas com o currículo. • Facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos através das ferramentas de avaliação disponíveis. • Estimular práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o sucesso académico dos alunos.
Conteúdos
• Criação de conta e exploração inicial da plataforma MILAGE. • Organização de recursos por disciplina, ano de escolaridade e objetivos curriculares. • Utilização de fichas interativas: resolução, autoavaliação e avaliação pelos pares. • Estratégias para promover o envolvimento e a autonomia dos alunos através da plataforma. • Criação e edição de recursos digitais (fichas) adaptados às aprendizagens essenciais. • Monitorização do progresso dos alunos e análise de resultados para apoiar o sucesso académico. • Exemplos práticos de utilização da MILAGE em contexto de sala de aula.
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net . Bibliografia: OECD. Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Education Ecosystem. Paris: OECD Publishing. Sá, I. M., Santos, A. C., & Pereira, A. (2022). Ensino Híbrido e Plataformas Digitais: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Pedago.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-01-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
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