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Estimados(as) docentes e não docentes,

O início de um novo ano letivo é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem. 

A terceira fase do plano de formação respeitante ao ano de 2025 está a decorrer.

Esta fase integra várias ações de formação e o período de inscrições já se encontra a decorrer, cumprindo-se a implementação das mesmas entre setembro e dezembro de 2025.

 

Uma conquista ao nível da internacionalização do CFAE Calvet de Magalhães.

Outubro, um mês marcado por crescimento, parcerias estratégicas e conquistas significativas para o CFAE Calvet de Magalhães e as suas 10 escolas associadas.

Destaca-se a aprovação do projeto europeu SWELL — Teacher Academy, financiado pelo Programa Erasmus+ Teacher Academies, representando um importante passo na internacionalização da nossa ação formativa e educativa.

Coordenado pela Frederick University (Chipre), este projeto tem como objetivo promover o bem-estar de professores e alunos através do desenvolvimento de competências baseadas na Aprendizagem Autodirigida (Self-Directed Learning – SDL).

Ao integrar uma rede europeia de 11 organizações parceiras e 15 parceiros associados, incluindo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, o CFAE Calvet de Magalhães passa a ter um papel ativo na construção de sistemas educativos mais inclusivos, centrados no aluno e orientados para o bem-estar.

O CFAE Calvet de Magalhães orgulha-se de participar ativamente como organização parceira neste projeto internacional, reforçando o seu compromisso com a inovação pedagógica, a formação contínua de professores e a promoção de ambientes de aprendizagem saudáveis e participativos.

 Um passo decisivo para uma educação mais aberta, colaborativa e global.

                            

 

 

                                                                                                    A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães

                                                                                                              Gabriela Alexandra de Oliveira Machado

 

 

 

 

II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães - Metodologias Diferenciadoras: Agenda do Presente, Sucesso do Futuro...

II Seminário de Partilhas Diversidade, Equidade e Inclusão na Era Digital

ACD - Diversidade e equidade: Caminhos Multiplos - Aprendizagens Únicas.

Mais informações aqui

 

 

 

DICA - Conselho Nacional de Educação

www.cnedu.pt/pt/publicacoes/dica/dica-2024

DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.

O DICA apresenta, discute e sintetiza, práticas inovadoras de professores e diretores reais, que trabalham com alunos reais em escolas reais e que estão fortemente relacionadas com melhores e mais profundas aprendizagens. Deste modo, contribui para conhecer melhor o trabalho das escolas e dos seus profissionais, condição necessária para as poder transformar e melhorar através de políticas e práticas educativas mais informadas e mais fundamentadas.

Disponibilizamos no separador «DOCUMENTOS» a edição de 2024. 

DICA2024.pdf

Conselho Nacional de Educação

DIVULGAÇÃO

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O Papel dos Diferentes Intervenientes no Processo de Avaliação de Desempenho Docente
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

ACD

 

6.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Online através da plataforma ZOOM
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Considerando o enquadramento legal relativo à avaliação do desempenho docente, importa esclarecer o papel de cada um dos intervenientes e promover neste o desenvolvimento de competências no âmbito desta matéria. Destacam-se, para esta ação, as competências referentes à observação de aulas e ao processo ...
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Ref. 252ACD 25/26.07 Inscrições abertas até 08-12-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 25/26.07

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 09-12-2025

Fim: 11-12-2025

Regime: e-learning

Local: Online através da plataforma ZOOM

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

Considerando o enquadramento legal relativo à avaliação do desempenho docente, importa esclarecer o papel de cada um dos intervenientes e promover neste o desenvolvimento de competências no âmbito desta matéria. Destacam-se, para esta ação, as competências referentes à observação de aulas e ao processo de classificação com base nos parâmetros nacionais da dimensão científica e pedagógica estabelecidos. Pretende-se clarificar e harmonizar procedimentos para que o processo seja mais equitativo e transparente.

Objetivos

- Analisar o quadro normativo da ADD, numa perspetiva reflexiva; - Esclarecer e analisar as funções de cada um dos intervenientes no processo ADD; - Promover competências de observação de aulas.

Conteúdos

• Quadro normativo aplicável à avaliação do desempenho docente. • Funções e competências dos intervenientes na avaliação do desempenho docente. • Práticas e técnicas de observação de aulas; • Avaliação e classificação.

Metodologias

Metodologia teórico-prática, com momentos de exposição de conteúdos e momentos de reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD


Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net .

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-12-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 11-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME
381

TRANSFORMANDO O ENSINO COM A MILAGE: COMO CRIAR E USAR RECURSOS EFICAZES PARA O SUCESSO ACADÉMICO
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

ACD

 

3.0 horas

 

e-learning

 

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Online através da plataforma ZOOM

A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. Muitos professores identificam dificuldades na criação e utilização eficaz de recursos ...
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Ref. 251ACD 25/26.06 Inscrições abertas até 05-01-2026 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 25/26.06

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 3.0 horas

Início: 06-01-2026

Fim: 06-01-2026

Regime: e-learning

Local: Online através da plataforma ZOOM

Formador

Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

A integração de metodologias digitais no ensino tornou-se essencial para promover o envolvimento dos alunos, a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso académico. Muitos professores identificam dificuldades na criação e utilização eficaz de recursos digitais que apoiem a aprendizagem ativa, diferenciada e orientada para as aprendizagens essenciais. A plataforma MILAGE APRENDER+ disponibiliza ferramentas que facilitam essa transição pedagógica, permitindo a criação, partilha e monitorização de recursos educativos de forma intuitiva. Esta Ação de Curta Duração pretende capacitar os docentes para utilizarem a MILAGE de modo estratégico, potenciando o sucesso dos alunos através de práticas inovadoras, interativas e sustentadas na avaliação contínua.

Objetivos

• Capacitar os docentes para a utilização eficaz da plataforma MILAGE no apoio ao ensino e aprendizagem. • Promover a adoção de estratégias de aprendizagem ativa e autónoma com recurso a conteúdos digitais interativos. • Desenvolver competências na criação e adaptação de fichas na MILAGE alinhadas com o currículo. • Facilitar o acompanhamento do progresso dos alunos através das ferramentas de avaliação disponíveis. • Estimular práticas pedagógicas inovadoras que contribuam para o sucesso académico dos alunos.

Conteúdos

• Criação de conta e exploração inicial da plataforma MILAGE. • Organização de recursos por disciplina, ano de escolaridade e objetivos curriculares. • Utilização de fichas interativas: resolução, autoavaliação e avaliação pelos pares. • Estratégias para promover o envolvimento e a autonomia dos alunos através da plataforma. • Criação e edição de recursos digitais (fichas) adaptados às aprendizagens essenciais. • Monitorização do progresso dos alunos e análise de resultados para apoiar o sucesso académico. • Exemplos práticos de utilização da MILAGE em contexto de sala de aula.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD


Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net . Bibliografia: OECD. Digital Education Outlook 2023: Towards an Effective Digital Education Ecosystem. Paris: OECD Publishing. Sá, I. M., Santos, A. C., & Pereira, A. (2022). Ensino Híbrido e Plataformas Digitais: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Pedago.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-01-2026 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona

INSCREVER-ME