Contactos
Oferta Formativa
Consulte informações sobre a oferta formativa
Documentos
Consulta e download de documentos e formulários.
Legislação
Consulte a legislação em vigor
Estimados(as) docentes e não docentes,
O início de um novo ano é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem.
Votos de um excelente 2026.
Uma conquista ao nível da internacionalização do CFAE Calvet de Magalhães.
Outubro, um mês marcado por crescimento, parcerias estratégicas e conquistas significativas para o CFAE Calvet de Magalhães e as suas 10 escolas associadas.
Destaca-se a aprovação do projeto europeu SWELL — Teacher Academy, financiado pelo Programa Erasmus+ Teacher Academies, representando um importante passo na internacionalização da nossa ação formativa e educativa.
Coordenado pela Frederick University (Chipre), este projeto tem como objetivo promover o bem-estar de professores e alunos através do desenvolvimento de competências baseadas na Aprendizagem Autodirigida (Self-Directed Learning – SDL).
Ao integrar uma rede europeia de 11 organizações parceiras e 15 parceiros associados, incluindo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, o CFAE Calvet de Magalhães passa a ter um papel ativo na construção de sistemas educativos mais inclusivos, centrados no aluno e orientados para o bem-estar.
O CFAE Calvet de Magalhães orgulha-se de participar ativamente como organização parceira neste projeto internacional, reforçando o seu compromisso com a inovação pedagógica, a formação contínua de professores e a promoção de ambientes de aprendizagem saudáveis e participativos.
Um passo decisivo para uma educação mais aberta, colaborativa e global.

A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães
Gabriela Alexandra de Oliveira Machado
II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães - Metodologias Diferenciadoras: Agenda do Presente, Sucesso do Futuro...

II Seminário de Partilhas Diversidade, Equidade e Inclusão na Era Digital
DICA - Conselho Nacional de Educação
www.cnedu.pt/pt/publicacoes/dica/dica-2024
O DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.
O DICA apresenta, discute e sintetiza, práticas inovadoras de professores e diretores reais, que trabalham com alunos reais em escolas reais e que estão fortemente relacionadas com melhores e mais profundas aprendizagens. Deste modo, contribui para conhecer melhor o trabalho das escolas e dos seus profissionais, condição necessária para as poder transformar e melhorar através de políticas e práticas educativas mais informadas e mais fundamentadas.
Disponibilizamos no separador «DOCUMENTOS» a edição de 2024.

DIVULGAÇÃO
Vamos falar sobre Cinema? Take 29 - Cinema e Irreverência na representação do Holocausto, uma reflexão pedagógica sobre as obras de Chaplin, Benigni e Waititi
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
ACD
3.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A presente ACD dá cumprimento à missão do PLANO NACIONAL DE CINEMA, integrando o conjunto de objetivos estipulados no Despacho 2022/65, de 5 de janeiro, visando aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas. A presente ação articula-se com as ...
Ler mais
Ler menos
Ref. 254ACD 25/26.08 Inscrições abertas até 26-01-2026 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD 25/26.09
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 27-01-2026
Fim: 27-01-2026
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM - PNC
Formador
Elsa Maria Carneiro Mendes
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
A presente ACD dá cumprimento à missão do PLANO NACIONAL DE CINEMA, integrando o conjunto de objetivos estipulados no Despacho 2022/65, de 5 de janeiro, visando aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas. A presente ação articula-se com as Aprendizagens Essenciais, constituindo-se como um instrumento de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas. A operacionalização da ação irá ter lugar a propósito da celebração do dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU para recordar os milhões de seres humanos assassinadas pelo regime nazista, assinalando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945.
Objetivos
- Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História da Cultura, a partir do contributo dos três filmes: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Begnini e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi. -Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais: direitos humanos, preconceitos, discriminação, racismo, sentimentos e traumas. - Sensibilizar os professores para a reflexão sobre o Holocausto através do recurso ao cinema, numa perspetiva de articulação entre diferentes áreas disciplinares do currículo. -Elencar diferentes elementos estéticos ficcionais sobre a história do Holocausto, com destaque para a abordagem do género comédia, para serem trabalhados em contextos pedagógicos diferenciados, valorizando a multidimensionalidade de argumentos, personagens e situações. - Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, privilegiando a reflexão sobre a intolerância e a dignidade humana. - Aproximar as comunidades educativas do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos especialistas na área.
Conteúdos
- Três obras fílmicas: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Begnini e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi - Comunicação: Eduardo Katz (Doutorando | Universidade do Porto) -Debate com convidados: Esther Mucznik (presidente da Memoshoá), Hugo Vaz (Curador do Museu do Holocausto do Porto), Inês Sousa (Coordenadora executiva da Plataforma de Direitos Humanos), Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema). Moderação: Eduardo Katz. (convidados em confirmação)
Metodologias
-Partilha de práticas pedagógicas relativamente à utilização de cinema em sala de aula, no âmbito do trabalho sobre a temática abordada.
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência: 1.: Preencher o questionário de satisfação, e tirar um print screen/foto de ecrã após submeter as respostas; 2.: Transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides)., e enviar o comprovativo de pagamento; 3.: O print screen/foto de ecrã e o comprovativo de pagamento deverão ser enviados para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www.calvetmagalhaes.net .
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência: 1.: Preencher o questionário de satisfação, e tirar um print screen/foto de ecrã após submeter as respostas; 2.: Transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides)., e enviar o comprovativo de pagamento; 3.: O print screen/foto de ecrã e o comprovativo de pagamento deverão ser enviados para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net .
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
IA e Ética: desafios e oportunidades
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Curso
25.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas, tornando-se uma componente fundamental da sociedade atual. À medida que a IA evolui, surgem questões éticas e morais sobre como essa tecnologia deve ser usada e quais são seus possíveis impactos na sociedade.
Ao adotar a IA na ...
Ler mais
Ler menos
Ref. 204TIC 25/26.12 Inscrições abertas até 02-02-2026 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-124284/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 03-02-2026
Fim: 10-03-2026
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães
Formador
Paulo Jerónimo Vasconcelos de Carvalho
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente nas nossas vidas, tornando-se uma componente fundamental da sociedade atual. À medida que a IA evolui, surgem questões éticas e morais sobre como essa tecnologia deve ser usada e quais são seus possíveis impactos na sociedade. Ao adotar a IA na educação, é fundamental considerar essas questões éticas e garantir que os sistemas de IA sejam projetados e implementados com responsabilidade, transparência e equidade, com o objetivo de melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Com esta ação, pretende-se que os formandos desenvolvam propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas ferramentas.
Objetivos
Conhecer alguns dos conceitos sobre IA; Identificar diferentes tipos de IA; Conhecer diferentes aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras); Debater e refletir sobre os aspetos da IA e a Ética em contexto educativo; Identificar os grandes inconvenientes da IA; Desenvolver propostas de atividades, cujo objetivo é capacitar a comunidade escolar, em especial as crianças e os jovens, para o uso ético das aplicações suportadas por IA numa perspetiva de integração curricular e transversalidade destas temáticas.
Conteúdos
Módulo 1 | Introdução à IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 1.1 Definição e história da IA 1.2 Conceitos sobre IA 1.3 Exploração dos diferentes tipos de IA Módulo 2 | Aplicações Generativas suportadas por IA (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 2.1 O que são aplicações generativas suportadas por IA? 2.2 Exemplos de aplicações generativas suportadas por IA (texto, imagem, música, vídeo, outras). 2.3 Exploração de ferramentas IA generativas em contexto educativo. Módulo 3 | IA e a Ética (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 3.1 Introdução à Ética da IA: Exploração dos princípios éticos e morais envolvidos no desenvolvimento, implementação e uso da IA. 3.2 Quais os grandes inconvenientes da IA? 3.3 Recomendações para o seu uso em contexto educativo. Módulo 4 | Projeto Educativo envolvendo IA generativa (5 horas - 3 síncronas + 2 horas assíncronas) 4.1 Definição de objetivos do projeto educativo de IA generativa e escolha do domínio criativo. 4.2 Experimentação e iteração com a(s) ferramenta(s). 4.3 Reflexão ética e social. Módulo 5 |Avaliação e Reflexão (5 horas – 3 horas síncronas + 2 horas assíncronas) 5.1. Apresentação, partilha e reflexão sobre as propostas de planos de intervenção desenvolvidos pelos formandos.
Metodologias
O curso irá decorrer na modalidade de e-Learning com 15h síncronas e 10h assíncronas. O formador irá recorrer a plataformas LMS (Moodle) e de videoconferência (Zoom) para dinamizar as sessões/planificar atividades, tendo em vista a sua aplicação com crianças e jovens em contexto educativo, utilizando os conteúdos explorados nas sessões, refletindo sobre a importância da integração curricular e da transversalidade destas temáticas. Atividades teóricas: ensino dirigido/semi-dirigido (discussão de conceitos, resultados de investigação e experiências de terreno); atividades dirigidas de leitura/reflexão; discussão. Atividades práticas: aprendizagem experiencial (no terreno, o que é abordado na ação, reflexão permanente ao longo do processo); aprendizagem cooperativa (contacto entre grupos, acompanhamento por parte do formador e apresentação, pelos formandos, do trabalho desenvolvido).
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei no 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho no 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua. Tendo por base a participação/contributos bem com como a elaboração de um trabalho final de cada um dos formandos.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Supporting global cooperation on artificial intelligence, United Nations: https://www.un.org/techenvoy/content/artificial-intelligence Artificial Intelligence and Education, A critical view through the lens of human rights, democracy and the rule of law, Council of Europe: https://rm.coe.int/prems-092922-gbr-2517-ai-and-education-txt-16x24-web/1680a956e3 Orientações Éticas para Educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de Dados no Ensino e na Aprendizagem, Comissão Europeia: https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/d81a0d54-5348-11ed-92ed-01aa75ed71a1/language-en Artificial Intelligence and the future of education, European Commission: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_22_6338 Beijing Consensus on Artificial Intelligence and Education, UNESCO: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368303
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 10-02-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 14-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online assíncrona |
| 4 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 28-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 12:30 | 3:30 | Online assíncrona |
| 6 | 03-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 7 | 07-03-2026 (Sábado) | 09:00 - 12:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 8 | 10-03-2026 (Terça-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |
INSCREVER-ME
Música Clássica e Heavy Metal: história, linguagens e paralelismos técnico-pedagógicos
Professores dos Grupos M01 a M38 e D06
Curso
25.0 horas
e-learning
Professores dos Grupos M01 a M38 e D06
Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais. Especialmente desde o pós II Guerra Mundial, ...
Ler mais
Ler menos
Ref. 150AE 25/26.06 Inscrições abertas até 05-02-2026 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-137395/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 06-02-2026
Fim: 28-02-2026
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM
Formador
David Miguel
Destinatários
Professores dos Grupos M01 a M38 e D06
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38 e D06. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38 e D06.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais. Especialmente desde o pós II Guerra Mundial, assistiu-se a uma abertura de portas a outros estilos, desde logo o jazz. Ocorre que estes, nos quais se podem incluir rock, pop, hip-hop e heavy-metal, são, não raras vezes, géneros de música que os alunos ouvem até mais que a Música Clássica. Deste modo, a promoção de uma aprendizagem eclética e diversificada, sem descurar a qualidade técnica, estética e científica a que um ensino artístico especializado deve estar associado, configura-se como um dos pontos fundamentais para o ensino de música no Séc. XXI. Podem encontrar-se tanto referências académicas como informais que relacionam o Heavy-Metal com a Música Clássica, destacando-se a muito conhecida imagem de L. v. Beethoven com a frase “Classical Music is just Heavy-Metal without electricity”. Sendo o Heavy-Metal um género com mais de cinquenta anos de história, assistiu-se a um crescimento exponencial de variantes, algumas de elevada sofisticação técnica. Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais.
Objetivos
Compreender o género Heavy-Metal • Estabelecer pontos de comunicação entre Música Clássica e Heavy-Metal com vista à sua articulação pedagógica • Promover o conhecimento de linguagens da música popular • Promover uma perspectiva eclética sobre a aprendizagem musical • Facilitar o acesso a materiais de qualidade • Ouvir repertório representativo e exemplificativo.
Conteúdos
MÓDULO 0 – Introdução Sessão 1 – Introdução ao tema e esclarecimentos sobre a formação (1h) Na sessão 1, os formandos recebem informação sobre o funcionamento da formação, as tarefas a realizar, o regime de avaliação e outros aspetos relevantes. MÓDULO 1 – História do Heavy Metal Sessão 2 – Exposição sintética (2h) Sessão 3 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 2 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre a História do Heavy Metal, recorrendo a bibliografia selecionada, à audição de exemplos e websites de referência, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 3. Na sessão 3, será disponibilizado um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num questionário sobre aspetos históricos, estéticos e técnicos do Heavy Metal. MÓDULO 2 – Incursões clássicas no Heavy Metal Sessão 4 – Exposição sintética (2h) Sessão 5 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 4 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre incursões clássicas no Heavy Metal, nomeadamente a utilização de instrumentos, a aproximação ao género sinfónico e a composição de versões e arranjos em ambos os estilos, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 5. Na sessão 5, será disponibilizado um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num fórum de debate para partilha de experiências, opiniões e referências. MÓDULO 3 – Paralelismos técnicos entre Música Clássica e Heavy Metal Sessão 6 – Exposição sintética (2h) Sessão 7 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 6 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre paralelismos técnicos entre a denominada Música Clássica e o Heavy Metal, nomeadamente, expressividade geral, harmonia, forma, estrutura e outras sofisticações técnicas, recorrendo a bibliografia selecionada, à audição de exemplos e websites de referência, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 7. Na sessão 7, será disponibilizado aos formandos um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num questionário comparativo entre os dois estilos. MÓDULO 4 – Heavy Metal no ensino Sessão 8 – Exposição sintética (2h) Sessão 9 – Aprofundamento dos conceitos (4h)
Metodologias
Cinco módulos constituídos por uma ou duas sessões, dividindo-se as horas em síncronas e assíncronas. As sessões síncronas são realizadas por videoconferência, com som e imagem em direto através de uma aplicação adequada para o efeito (Zoom, Meet, Teams, ou equivalente). A documentação para cada módulo é disponibilizada através de uma plataforma (Moodle, Google Classroom, ou outro adequado) Os Módulos 1, 2, 3 e 4 terminam com a atribuição de uma tarefa relacionada com os conteúdos. Os materiais consistem nas seguintes tipologias: - Documentação elaborada pelo formador com base na literatura científica e/ou outro tipo de fontes credíveis; - Documentação de autores de referência; - Ligações para fontes multimédia relacionadas com os conteúdos da formação.
Avaliação
AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS BASEADA NOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS: • OBRIGATORIEDADE DE PRESENÇA EM PELO MENOS METADE DAS SESSÕES SÍNCRONAS DE FORMAÇÃO. • OBRIGATORIEDADE DE MARCAÇÃO SIMPLES DE PRESENÇA NA PLATAFORMA NAS HORAS ASSÍNCRONAS DURANTE UM PERÍODO ALARGADO DE TEMPO DISPONÍVEL PARA O EFEITO. • A AVALIAÇÃO CONSISTE NO SOMATÓRIO DE UM CONJUNTO DE TAREFAS: - TAREFA DO MÓDULO 1 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 2 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 3 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 4 (25%) CLASSIFICAÇÃO FINAL: MÉDIA DOS TRABALHOS REALIZADOS CLASSIFICAÇÃO NA ESCALA DE 1 A 10, CONFORME INDICADO NA CARTA CIRCULAR CCPFC – 3/2007 – SETEMBRO 2007, COM A MENÇÃO QUALITATIVA DE: 1 A 4,9 VALORES – INSUFICIENTE; 5 A 6,4 VALORES – REGULAR; 6,5 A 7,9 VALORES – BOM; 8 A 8,9 VALORES – MUITO BOM; 9 A 10 VALORES - EXCELENTE
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Friesen, B. K. & Epstein, J. S. (1994). Rock ‘n’ roll Ain't noise pollution: Artistic conventions and tensions in the major subgenres of heavy metal music. Popular Music and Society, 18:3, 1-17. Kahn-Harris, K. & Hein, F. (2006). Metal studies: une bibliographie. Les Scènes metal, Volume !, 5:2, 19-30. Tagg, P. (1982). Analysing Popular Music: Theory, Method and Practice. Popular Music, 2, 37–67. • Rea, C., Macdonald, P., & Carnes, G. (2010). Listening to classical, pop, and metal music: an investigation of mood. Emporia State Research Studies, 46:1, 1-3 • Pieslak, J. (2007). Re-casting Metal: Rhythm and Meter in the Music of Meshuggah. Music Theory Spectrum, 29:2, 219–246
Observações
Após a inscrição deve proceder ao pagamento, transferindo a verba de 75,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 (Escola Secundária Fonseca de Benevides) Após efetuar o pagamento deve carregar o comprovativo de transferência na conta de formando ou enviar para andreia.santos@esfb.pt (Assistente Técnica)
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online assíncrona |
| 2 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 3 | 07-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
| 4 | 13-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 5 | 14-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
| 6 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 7 | 21-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
| 8 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |
| 9 | 28-02-2026 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Online assíncrona |
INSCREVER-ME
Aprendizagem ativa com a plataforma MILAGE 2.0
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
Curso
50.0 horas
e-learning
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Este curso capacita os professores para utilizarem a versão 2.0 da plataforma MILAGE, promovendo metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno. Os docentes vão explorar esta solução digital para criar cenários educativos diversificados, incluindo gamificação, que utiliza elementos dos jogos para ...
Ler mais
Ler menos
Ref. 257TIC 25/26.13 Inscrições abertas até 11-02-2026 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-137774/25
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 50.0 horas
Início: 12-02-2026
Fim: 10-06-2026
Regime: e-learning
Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães
Formador
Mauro Jorge Guerreiro Figueiredo
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Este curso capacita os professores para utilizarem a versão 2.0 da plataforma MILAGE, promovendo metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno. Os docentes vão explorar esta solução digital para criar cenários educativos diversificados, incluindo gamificação, que utiliza elementos dos jogos para motivar; diferenciação pedagógica, adaptando o ensino às necessidades dos alunos; e aula invertida, que maximiza o tempo em sala para debates e práticas. O curso apoia ainda estratégias que desenvolvem a autonomia dos alunos, como autorregulação, autoavaliação e reflexão crítica. Além disso, aborda as funcionalidades da MILAGE relativas à autoavaliação e avaliação por pares, reforçando práticas formativas e permitindo aos professores acompanhar em tempo real o desempenho dos alunos, facilitando intervenções pedagógicas eficazes.
Objetivos
• Explorar a plataforma MILAGE nas perspetivas do aluno e do professor; • Incentivar os docentes a promoverem a motivação dos alunos para o estudo, para a aprendizagem autónoma e para a aprendizagem ativa, tirando partido das TIC; • Promover a autoavaliação, a avaliação formativa, a avaliação por pares e a diferenciação pedagógica; • Desenhar e implementar cenários de aprendizagem diversificados; • Desenvolver competências digitais e pedagógicas; • Capacitar os professores para o acompanhamento eficaz dos alunos através da monitorização em tempo real; • Incentivar a utilização de metodologias inovadoras, tais como gamificação, diferenciação pedagógica e aula invertida, potenciando o envolvimento dos alunos; • Facilitar práticas pedagógicas inclusivas e adaptadas às diferentes necessidades e perfis dos estudantes.
Conteúdos
Módulo I (2h+6h) Apresentação do Projeto MILAGE e introdução à plataforma MILAGE na vertente do aluno Síncrono (2h) Apresentação do Projeto; Exploração da plataforma MILAGE na ótica do aluno; Resolução de uma ficha Avaliação formativa, autoavaliação e avaliação dos pares. Assíncrono (6h) Exploração autónoma da plataforma MILAGE APRENDER; Módulo 2: Exploração da plataforma MILAGE na vertente do professor (1h30 online síncronas + 6h assíncronas). Síncrono (1h30) Apresentação da plataforma MILAGE na vertente do Professor; Assíncrono (6h) Exploração autónoma do ambiente de trabalho da plataforma MILAGE na vertente do professor e dos recursos disponíveis; Trabalho autónomo (aderir a uma disciplina; aderir a um grupo/turma; criar um grupo/turma); MÓDULO 3 Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e Cenários de Aprendizagem Síncrono (1h30 online síncronas + 21h30 assíncronas). Introdução aos Cenários de aprendizagem; Apresentação e exploração de ferramentas educativas para planear atividades pedagógicas (e.g. Learning Designer); Assíncrono A (3h30) Reflexão, em ambiente colaborativo (fórum), sobre a importância da utilização de Metodologias Ativas de Ensino- Aprendizagem e da construção de cenários de aprendizagem. Assíncrono B (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de gamificação Construção de um cenário de aprendizagem gamificado aproveitando as potencialidades da plataforma MILAGE com recurso a fichas disponibilizadas na plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. Assíncrono C (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de diferenciação pedagógica mediado pela plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. Assíncrono D (6h) – Construção de um cenário de aprendizagem de aula invertida mediado pela plataforma MILAGE; Apresentação evidências (e.g. pauta, e-portefólio, …) e balanço sobre a implementação dos cenário de aprendizagem. MÓDULO 4 (1h30+6h) Avaliação formativa Síncrono (1h30) Exploração das funcionalidades da plataforma MILAGE que potenciam a avaliação formativa; Assíncrono (6h) Implementação na prática pedagógica das funcionalidades da plataforma MILAGE que promovem a avaliação formativa. Módulo 5: - Apresentação, discussão e reflexão sobre o trabalho realizado durante a formação. Avaliação da ação, orientações para elaborar o relatório individual de reflexão crítica. (2h online síncronas + 2h assíncrona).
Metodologias
A ação desenrolar-se-á ao longo de um período letivo, repartindo-se em 5 sessões online síncronas e 8 sessões online assíncronas intercaladas, perfazendo um total de 50 horas. Sessões online síncronas, realizadas em videoconferência, onde serão apresentados os conteúdos de referência através de: - uma componente mais teórica que adotará uma metodologia mais expositiva, centrada na transmissão de conteúdos, e uma metodologia demonstrativa e interrogativa, assumindo uma abordagem dialógica e de interação entre formador e formandos; - uma componente prática que irá privilegiar uma dinâmica ativa, centrada na simulação e metodologia de aprendizagem por execução de tarefas. Sessões assíncronas nas quais, sob a orientação do formador, os formandos implementam a plataforma MILAGE com os seus alunos, num quadro de gestão do currículo, realizam as tarefas propostas nas sessões síncronas, aprofundam os temas abordados e as funcionalidades da plataforma MILAGE.
Avaliação
A avaliação será contínua, considerando o envolvimento, empenho e reflexão crítica dos formandos. Será valorizada a implementação prática da plataforma MILAGE e utilização dos recursos didáticos nos contextos profissionais. No final, cada formando apresentará um relatório reflexivo sobre as implicações da formação no seu desenvolvimento pessoal e profissional, destacando as competências digitais adquiridas e melhorias na prática letiva. Critérios: participação nas sessões síncronas e assíncronas (10%), criação e implementação de cenários educativos (45%), partilha no e-portefólio (15%), apresentação final (15%) e relatório reflexivo (15%).
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Carvalho, C., & Lima, C. (2019). Teacher training and mobile technologies at school: Reflections on the supports of a formative proposal. Sisyphus Journal of Education, 7(1), pp. 46-61. doi:DOI: https://doi.org/10.25749/sis.15364 Leptokaridou, E. T., Vlachopoulos, S. P., and Papaioannou, A.G. (2016). Experimental longitudinal test of the influence of autonomy-supportive teaching on motivation for participation in elementary school physical education. Educational Psychology, 36(7), 1138-1159. Reeve, J. (2006). Teachers as facilitators: What autonomy-supportive teachers do and why their students benefit. The Elementary School Journal, 106, 225236 Sanches, L. L. (2017). As potencialidades das TIC no combate ao insucesso e abandono escolar no ensino básico (Dissertação de Mestrado). Lisboa: Instituto de Educação - Universidade de Lisboa. Obtido de http://hdl.handle.net/10451/31558 Wang, J. C. K., Ng, B. L., Liu, W. C., and Ryan, R. M. (2016). Can being autonomy-supportive in teaching improve students self-regulation and performance?. In W. C. Liu, J. C. K. Wang, at R. M. Ryan (Eds.), Building Autonomous Learners (pp. 227-243). Singapore: Springer.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online síncrona |
| 2 | 13-02-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 3 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
| 4 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 5 | 06-03-2026 (Sexta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
| 6 | 09-03-2026 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online assíncrona |
| 7 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 8 | 30-03-2026 (Segunda-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 9 | 28-04-2026 (Terça-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 10 | 14-05-2026 (Quinta-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
| 11 | 15-05-2026 (Sexta-feira) | 14:00 - 20:00 | 6:00 | Online assíncrona |
| 12 | 03-06-2026 (Quarta-feira) | 18:30 - 20:30 | 2:00 | Online assíncrona |
| 13 | 04-06-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
INSCREVER-ME





