2
Contactos
Rua Jau - Alto de Santo Amaro 1300-312 Lisboa
213617448/ 911140731

Oferta Formativa

Consulte informações sobre a oferta formativa

Documentos

Consulta e download de documentos e formulários.

Legislação

Consulte a legislação em vigor

 

Estimados(as) docentes e não docentes,

O início de um novo ano letivo é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem. 

A terceira fase do plano de formação respeitante ao ano de 2025 está a decorrer.

Esta fase integra várias ações de formação e o período de inscrições já se encontra a decorrer, cumprindo-se a implementação das mesmas entre setembro e dezembro de 2025.

 Aceda à plataforma do CFAE Calvet de Magalhães através do link:  https://calvetmagalhaes.cfae.pt/utilizador/registar/ 

Saudações cordiais e votos de um excelente ano letivo 2025/2026

                                                                                                    A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães

                                                                                                              Gabriela Alexandra de Oliveira Machado

 

ATUALIZAÇÃO DE DADOS NA PLATAFORMA DE FORMAÇÃO POR MUDANÇA DE ESCOLA 


Solicitamos aos docentes que mudaram de AE/ENA da área do CFAE Calvet de Magalhães ou outra, para o ano de 2025/2026,que procedam à atualização dessa informação na plataforma do Centro de Formação, bem como a atualização dos restantes dados,  como  por exemplo o novo email, caso tenha sido alterado. Deste modo evitaremos constrangimentos,nomeadamente no processo de seleção para ações de formação.

Concurso para recrutamento de Técnico Especializado para apoio ao CFAE Calvet de Magalhães

Encontra-se aberto, até ao dia 16 de setembro, na plataforma informática da Direção‐Geral da Administração Escolar (https://sigrhe.dgae.mec.pt).

Consultar AVISO DE ABERTURA  em http://www.esfb.pt  e    calvetmagalhaes.net 

 

II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães - Metodologias Diferenciadoras: Agenda do Presente, Sucesso do Futuro...

II Seminário de Partilhas Diversidade, Equidade e Inclusão na Era Digital

ACD - Diversidade e equidade: Caminhos Multiplos - Aprendizagens Únicas.

Mais informações aqui

 

 

 

DICA - Conselho Nacional de Educação

www.cnedu.pt/pt/publicacoes/dica/dica-2024

DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.

O DICA apresenta, discute e sintetiza, práticas inovadoras de professores e diretores reais, que trabalham com alunos reais em escolas reais e que estão fortemente relacionadas com melhores e mais profundas aprendizagens. Deste modo, contribui para conhecer melhor o trabalho das escolas e dos seus profissionais, condição necessária para as poder transformar e melhorar através de políticas e práticas educativas mais informadas e mais fundamentadas.

Disponibilizamos no separador «DOCUMENTOS» a edição de 2024. 

DICA2024.pdf

Conselho Nacional de Educação

DIVULGAÇÃO

341

Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Escola Secundária de Fonseca Benevides e Online

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma ...
Ler mais Ler menos

Ref. 176PPD 25/26.04 Inscrições abertas até 20-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135000/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 22-09-2025

Fim: 20-10-2025

Regime: b-learning

Local: Escola Secundária de Fonseca Benevides e Online

Formador

María Rubio Ruiz

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.

Objetivos

• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos • Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. • Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever • Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens • Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo • Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras

Conteúdos

Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino

Metodologias

A metodologia de formação é de cariz teórico-prática, propondo-se dinâmicas que visam encorajar o envolvimento dos participantes em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão sobre a temática, com vista à otimização e concretização dos objetivos propostos para esta ação de formação, em regime de frequência b-learning, nomeadamente: - Apresentação de conteúdos e conceitos; - Partilha de experiências; - Trabalho(s) de grupo; - Reflexão e debate de ideias No desenvolvimento do trabalho autónomo pretende-se que os formandos apliquem instrumentos e conhecimentos adquiridos, no âmbito da formação, em contexto escola/sala de aula, tendo presente o ciclo: avaliar o contexto, planear, aplicar, rever, ajustar. Trabalho autónomo (25h)

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora. European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022 Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022 UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022


Observações

Releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 22-09-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
2 25-09-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
3 29-09-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
4 02-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
5 06-10-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 09-10-2025 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
7 13-10-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
8 20-10-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial

INSCREVER-ME
365

Introdução à Robótica Educativa – nível 1

ACD

 

6.0 horas

 

Presencial

 

Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas de Escolas Francisco Arruda

Agrupamento de Escolas Francisco Arruda
Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Esta Ação de Curta Duração visa a exploração de atividades de aprendizagem ativa de fundamentos de pensamento computacional programação e robótica, com recurso à robótica educativa.
Ler mais Ler menos

Ref. 242ACD 25/26.02 Inscrições abertas até 03-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: ACD 25/26.02

Modalidade: Ação curta duração

Duração: 6.0 horas

Início: 06-10-2025

Fim: 13-10-2025

Regime: Presencial

Local: Agrupamento de Escolas Francisco Arruda

Formador

João Paulo Nogueira de Castro Freitas

Destinatários

Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas de Escolas Francisco Arruda

Exclusivo para formandos dos Agrupamentos associados ao CFAE

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância do Agrupamento de Escolas de Escolas Francisco Arruda. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Certificado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

Esta Ação de Curta Duração visa a exploração de atividades de aprendizagem ativa de fundamentos de pensamento computacional programação e robótica, com recurso à robótica educativa.

Objetivos

Compreender o papel da robótica educativa; Domínio de ferramentas e recursos.

Conteúdos

• Atividades desligadas de programação e robótica educativa; • Introdução à robótica educativa; • Exploração da robótica educativa para o ensino pré-escolar.

Metodologias

Ativa e participativa com foco no modelo de aprender fazendo.

Avaliação

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 13-10-2025 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial

INSCREVER-ME
363

Heavy Metal Music Lab para Professores: Arranjos, Materiais Pedagógicos e Implementação de Atividades
Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães

Após a inscrição pode proceder ao pagamento transferindo a verba de 75,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 (Escola Secundária Fonseca de Benevides) Após efetuar o pagamento deve carregar o comprovativo de transferência na conta de formando ou enviar para andreia.santos@esfb.pt (Assistente Técnica)
Ler mais Ler menos

Ref. 229AE 25/26.03 Inscrições abertas até 10-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC - 133991/25

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 11-10-2025

Fim: 22-11-2025

Regime: e-learning

Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães

Formador

David Miguel

Destinatários

Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

Esta ação destina-se aos professores que frequentaram anteriormente a ação de formação intitulada “Música Clássica e Heavy Metal: história, linguagens e paralelismos técnico pedagógicos” (CCPFC/ACC-118230/22 e subsequentes conforme renovação do registo). A ação pretende capacitar os professores na transferência dos conhecimentos adquiridos sobre heavy metal e música clássica para a criação de materiais pedagógicos adaptados a cada grupo de recrutamento, seja na escrita de arranjos para os diversos contextos vocais/instrumentais, no desenvolvimento de exercícios de treino auditivo, análise ou composição com base em materiais do repertório de heavy metal, ou ainda na implementação de atividades práticas. Pretende dar-se particular relevância à definição de critérios que justifiquem a seleção e inclusão de repertório de heavy metal no contexto do ensino artístico especializado, mediando tradição e modernidade, e incentivando a promoção diversificada de padrões de qualidade técnica, estética, rigor e competência artística. No final da ação os formandos estarão mais familiarizados com a utilização concreta de repertório de heavy metal no ensino sem comprometer o quadro programático e os projectos educativos institucionais. O formato e-learning possibilita a participação de docentes de todo o continente e ilhas, descentralizando a oferta formativa especializada. Os formandos não terão dificuldade em adaptar-se uma vez que a formação pré-requisito decorreu no mesmo formato.

Objetivos

Articulação pedagógica entre Música Clássica e Heavy Metal Passar da teoria à prática Promover interdisciplinaridade pedagógica Promover a partilha de resultados e de experiências Promover a criação de materiais pedagógicos específicos para o contexto de cada grupo de recrutamento Expandir conhecimentos adquiridos na formação pré-requisito Auxiliar os docentes a definir critérios para a seleção de repertório não erudito

Conteúdos

MÓDULO 0 – Introdução Sessão 1 – Introdução ao tema e esclarecimentos sobre a formação (1h assíncrona). Na sessão 1, os formandos recebem informação sobre o funcionamento da formação, as tarefas a realizar, o regime de avaliação e outros aspetos relevantes. MÓDULO 1 – Implementação de Atividades com Repertório Diferenciado Sessão 2 – Exposição sintética (2h síncronas) - (em direto) o formador realizará um breve sumário da formação anterior para situar os formandos na temática. Na segunda parte da sessão realizará uma descrição do plano a colocar em prática através das etapas de cada módulo. Para melhor enquadramento, serão apresentados exemplos de repertório e projetos que poderão informar as escolhas dos formados. Sessão 3 – Elaboração das propostas (4h assíncronas) - Terá início a Etapa 1 que consiste na escolha de repertório e desenho das propostas de projeto a desenvolver pelos formandos. MÓDULO 2 – Definição dos Projetos a Desenvolver Sessão 4 – Exposição sintética (2h síncronas) - Na sessão 4 (em direto) os formandos poderão apresentar sumariamente o repertório escolhido e o projeto a desenvolver. O formador realizará observações, comentários e sugestões, algumas gerais e outras específicas sobre cada proposta, podendo os formandos também comentar interpares. Sessão 5 – Elaboração do projeto (4h assíncronas) - terá início a Etapa 2 de acordo com um conjunto de requisitos pré-definidos que servem como lista de verificação do andamento dos projetos. MÓDULO 3 – Esclarecimentos e Sugestões Sessão 6 – Exposição sintética (2h síncronas) - os formandos poderão expor problemáticas e solicitar sugestões, podendo os formandos também comentar interpares. Na segunda parte, o formador expõe aspetos subsidiários relevantes como por exemplo a gestão de direitos na escrita, utilização e publicação de materiais pedagógicos e arranjos. Sessão 7 – Elaboração do projeto - continuação (4h assíncronas) - terá início a Etapa 3 de acordo com um conjunto de requisitos pré-definidos que servem como lista de verificação do andamento dos projetos. MÓDULO 4 – Apresentação dos projetos Sessão 8 – Exposição sintética (2h síncronas) - (em direto) os formandos apresentam o resultado final dos seus projetos. A sessão conclui-se com um sumário do formador e com sugestões para implementação futura de projetos autónomos semelhantes. Sessão 9 – Conclusão e aperfeiçoamento dos projetos (4h assíncronas) - terá início a Etapa 4 que consiste no aperfeiçoamento de detalhes tendo em vista a entrega final do projeto num prazo previamente estabelecido.

Metodologias

As sessões síncronas são realizadas por videoconferência através de aplicação Zoom. A partilha de documentação é efetuada através das plataformas Moodle e Google Drive. Para a escrita de partituras será utilizado o programa de notação musical Musescore. Os projectos podem ser de três tipos: 1) escrita de arranjos para aulas de voz/instrumento/classe de conjunto; 2) desenvolvimento de materiais pedagógicos para aulas de turma (por exemplo: transcrições para ditados, motivos para compor, seleção de repertório para contexto histórico/analítico); 3) implementação da atividade proposta na Tarefa 4 da formação pré-requisito. Podem, também, incluir características destas três tipologias combinadas. As etapas de verificação consistem num conjunto de requisitos que o formando terá de cumprir.

Avaliação

Avaliação baseada nos seguintes pressupostos: - obrigatoriedade de presença em pelo menos três quartos das horas síncronas de formação. - obrigatoriedade de marcação simples de presença nas horas assíncronas durante um período alargado disponível para o efeito. - a avaliação consiste num Projecto dividido em quatro etapas de verificação: Etapa 1 (20%) – Proposta de projecto a desenvolver Etapa 2 (15%) – Desenvolvimento do projecto Etapa 3 (15%) – Apresentação do projecto Etapa 4 (50%) – Entrega do projecto concluído - Classificação final: média ponderada das quatro etapas convertida numa escala de 1 a 10, conforme indicado na carta circular CCPFC – 3/2007 – setembro 2007, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores – Insuficiente; 5 a 6,4 valores – Regular; 6,5 a 7,9 valores – Bom; 8 a 8,9 valores – Muito Bom; 9 a 10 valores – Excelente

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Shuker, R. (2001). Understanding Popular Music (2nd ed.). London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203188019 Tagg, P. (1982). Analysing Popular Music: Theory, Method and Practice. Popular Music, 2, 37–67. Wahlström, K. (2022). Student-Centered Musical Expertise in Popular Music Pedagogy and Hard Rock Groove – a DesignBased and Psychodynamic Approach. [Doctoral Thesis, University of Helsinki]. Helsingin yliopisto. http://hdl.handle.net/10138/342110


Observações

Esta ação destina-se aos professores que frequentaram anteriormente a ação de formação intitulada “Música Clássica e Heavy Metal: história, linguagens e paralelismos técnico pedagógicos” (CCPFC/ACC-118230/22 e subsequentes conforme renovação do registo).

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2025 (Sábado) 10:00 - 11:00 1:00 Online assíncrona
2 11-10-2025 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Online síncrona
3 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
4 18-10-2025 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Online síncrona
5 18-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
6 08-11-2025 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Online síncrona
7 08-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
8 22-11-2025 (Sábado) 11:00 - 13:00 2:00 Online síncrona
9 22-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona

INSCREVER-ME
368

Português Língua Não Materna: implementação, desenvolvimento e avaliação
Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920

Oficina

 

50.0 horas

 

Presencial

 

Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920

Escola Secundária de Fonseca Benevides

O estudo “Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português”, http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf, revela graves lacunas na formação dos docentes, no que concerne o ensino do Português ...
Ler mais Ler menos

Ref. 244PPD 25/26.06 Inscrições abertas até 10-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135001/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 11-10-2025

Fim: 25-10-2025

Regime: Presencial

Local: Escola Secundária de Fonseca Benevides

Formador

Tiago Miguel Neves da Silva Machete

Destinatários

Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

O estudo “Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português”, http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf, revela graves lacunas na formação dos docentes, no que concerne o ensino do Português como Língua Não Materna. Constatase que, no ensino básico, 84% dos professores que lecionam o PLNM nos 2.º e 3.º ciclos e 96% dos professores do 1.º ciclo não têm formação específica em ensino do PLNM (páginas 37 a 40). Estas lacunas de formação na área estendem-se aos coordenadores de PLNM (páginas 37 e 38 do estudo), sendo que 83% dos coordenadores de PLNM não têm formação específica nesta área. Por si só, as lacunas formativas acima referidas constituem, no nosso entender, razões suficientes para a criação desta oficina de formação, porém, os problemas relacionados com o ensino do PLNM agravam-se à medida que progredimos na leitura do estudo, nomeadamente a dualidade de critérios na implementação do PLNM ou as taxas de insucesso escolar que, em alguns casos, chegam perto dos 40% (página 31 do estudo). Para além dos aspetos referidos no estudo, também devemos considerar o recente fenómeno de imigração, que origina um aumento da população escolar falante de PLNM. Deste modo, torna-se fundamental disponibilizar uma oferta formativa de qualidade, que permita preparar os docentes para esta realidade.

Objetivos

No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8) Identificar as fases do processo de avaliação dos alunos; (9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos; (10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos; (11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.

Conteúdos

1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna; 2 – Análise do suporte legislativo; 3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 4 – O Portefólio Europeu de Línguas; 5 – O perfil sociolinguístico; 6 – Avaliação da proficiência linguística. 7 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral; 8 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita; 9 – Modelo de percurso didático.

Metodologias

1.º Momento presencial (6 horas): em grupo, definir conceitos, analisar a legislação e explorar os documentos de referência. Presencial (1 hora): breve comunicação individual 2.º Momento presencial (6 horas): em grupo, contruir um instrumento de avaliação da proficiência linguística. Presencial (1 hora): breve comunicação individual sobre as dificuldades sentidas. 3.º Momento presencial (7 horas): em grupo, contruir materiais didáticos. Presencial (3 horas): apresentação dos materiais construídos e resultado da sua aplicação; 4.º Momento presencial (1 hora): avaliação. Trabalho autónomo (6 horas): investigação individual (os aspetos estudados estão a ser postos em prática no agrupamento de escolas?) Trabalho autónomo (6 horas): experimentar o instrumento de avaliação construído. Trabalho autónomo (10 horas): Construir e aplicar os materiais didáticos. Trabalho autónomo (3 horas): relatório crítico individual.

Avaliação

Parâmetros em avaliação: A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C) Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido.. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

BILLIEZ, J. (coord). De la didactique des langues à la didactique du plurilinguisme. 1998. CANALE, M. & Swain, M. “Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing”, Applied Linguistics 1.1., 1980. Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A1; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a1_ff.pdf Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A2; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a2_ff.pdf


Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 11-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 11-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 18-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 18-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial
5 25-10-2025 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:30 4:30 Presencial

INSCREVER-ME
364

Música Clássica e Heavy Metal: história, linguagens e paralelismos técnico-pedagógicos
Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Curso

 

25.0 horas

 

e-learning

 

Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães

Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais. Especialmente desde o pós II Guerra Mundial, ...
Ler mais Ler menos

Ref. 150AE 25/26.04 Inscrições abertas até 23-10-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118230/22

Modalidade: Curso de Formação

Duração: 25.0 horas

Início: 24-10-2025

Fim: 15-11-2025

Regime: e-learning

Local: Online através da plataforma ZOOM - CFAE Calvet de Magalhães

Formador

David Miguel

Destinatários

Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos M01 a M38, D06, D09, 250 e 610.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais. Especialmente desde o pós II Guerra Mundial, assistiu-se a uma abertura de portas a outros estilos, desde logo o jazz. Ocorre que estes, nos quais se podem incluir rock, pop, hip-hop e heavy-metal, são, não raras vezes, géneros de música que os alunos ouvem até mais que a Música Clássica. Deste modo, a promoção de uma aprendizagem eclética e diversificada, sem descurar a qualidade técnica, estética e científica a que um ensino artístico especializado deve estar associado, configura-se como um dos pontos fundamentais para o ensino de música no Séc. XXI. Podem encontrar-se tanto referências académicas como informais que relacionam o Heavy-Metal com a Música Clássica, destacando-se a muito conhecida imagem de L. v. Beethoven com a frase “Classical Music is just Heavy-Metal without electricity”. Sendo o Heavy-Metal um género com mais de cinquenta anos de história, assistiu-se a um crescimento exponencial de variantes, algumas de elevada sofisticação técnica. Com esta ação de formação pretende-se proporcionar uma aprendizagem estruturada sobre o Heavy-Metal para que os docentes possam dispor de mais uma ferramenta pedagógica que permita dialogar e comunicar com os seus alunos sobre outros géneros musicais.

Objetivos

Compreender o género Heavy-Metal • Estabelecer pontos de comunicação entre Música Clássica e Heavy-Metal com vista à sua articulação pedagógica • Promover o conhecimento de linguagens da música popular • Promover uma perspectiva eclética sobre a aprendizagem musical • Facilitar o acesso a materiais de qualidade • Ouvir repertório representativo e exemplificativo.

Conteúdos

MÓDULO 0 – Introdução Sessão 1 – Introdução ao tema e esclarecimentos sobre a formação (1h) Na sessão 1, os formandos recebem informação sobre o funcionamento da formação, as tarefas a realizar, o regime de avaliação e outros aspetos relevantes. MÓDULO 1 – História do Heavy Metal Sessão 2 – Exposição sintética (2h) Sessão 3 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 2 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre a História do Heavy Metal, recorrendo a bibliografia selecionada, à audição de exemplos e websites de referência, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 3. Na sessão 3, será disponibilizado um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num questionário sobre aspetos históricos, estéticos e técnicos do Heavy Metal. MÓDULO 2 – Incursões clássicas no Heavy Metal Sessão 4 – Exposição sintética (2h) Sessão 5 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 4 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre incursões clássicas no Heavy Metal, nomeadamente a utilização de instrumentos, a aproximação ao género sinfónico e a composição de versões e arranjos em ambos os estilos, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 5. Na sessão 5, será disponibilizado um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num fórum de debate para partilha de experiências, opiniões e referências. MÓDULO 3 – Paralelismos técnicos entre Música Clássica e Heavy Metal Sessão 6 – Exposição sintética (2h) Sessão 7 – Aprofundamento dos conceitos (4h) Na sessão 6 (em direto) o formador realizará uma exposição sobre paralelismos técnicos entre a denominada Música Clássica e o Heavy Metal, nomeadamente, expressividade geral, harmonia, forma, estrutura e outras sofisticações técnicas, recorrendo a bibliografia selecionada, à audição de exemplos e websites de referência, tendo por base diapositivos elaborados pelo formador que sintetizam a informação a aprofundar na sessão 7. Na sessão 7, será disponibilizado aos formandos um conjunto de materiais para leitura e audição, culminando na realização de uma tarefa que consiste num questionário comparativo entre os dois estilos. MÓDULO 4 – Heavy Metal no ensino Sessão 8 – Exposição sintética (2h) Sessão 9 – Aprofundamento dos conceitos (4h)

Metodologias

Cinco módulos constituídos por uma ou duas sessões, dividindo-se as horas em síncronas e assíncronas. As sessões síncronas são realizadas por videoconferência, com som e imagem em direto através de uma aplicação adequada para o efeito (Zoom, Meet, Teams, ou equivalente). A documentação para cada módulo é disponibilizada através de uma plataforma (Moodle, Google Classroom, ou outro adequado) Os Módulos 1, 2, 3 e 4 terminam com a atribuição de uma tarefa relacionada com os conteúdos. Os materiais consistem nas seguintes tipologias: - Documentação elaborada pelo formador com base na literatura científica e/ou outro tipo de fontes credíveis; - Documentação de autores de referência; - Ligações para fontes multimédia relacionadas com os conteúdos da formação.

Avaliação

AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS BASEADA NOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS: • OBRIGATORIEDADE DE PRESENÇA EM PELO MENOS METADE DAS SESSÕES SÍNCRONAS DE FORMAÇÃO. • OBRIGATORIEDADE DE MARCAÇÃO SIMPLES DE PRESENÇA NA PLATAFORMA NAS HORAS ASSÍNCRONAS DURANTE UM PERÍODO ALARGADO DE TEMPO DISPONÍVEL PARA O EFEITO. • A AVALIAÇÃO CONSISTE NO SOMATÓRIO DE UM CONJUNTO DE TAREFAS: - TAREFA DO MÓDULO 1 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 2 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 3 (25%) - TAREFA DO MÓDULO 4 (25%) CLASSIFICAÇÃO FINAL: MÉDIA DOS TRABALHOS REALIZADOS CLASSIFICAÇÃO NA ESCALA DE 1 A 10, CONFORME INDICADO NA CARTA CIRCULAR CCPFC – 3/2007 – SETEMBRO 2007, COM A MENÇÃO QUALITATIVA DE: 1 A 4,9 VALORES – INSUFICIENTE; 5 A 6,4 VALORES – REGULAR; 6,5 A 7,9 VALORES – BOM; 8 A 8,9 VALORES – MUITO BOM; 9 A 10 VALORES - EXCELENTE

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Friesen, B. K. & Epstein, J. S. (1994). Rock ‘n’ roll Ain't noise pollution: Artistic conventions and tensions in the major subgenres of heavy metal music. Popular Music and Society, 18:3, 1-17. Kahn-Harris, K. & Hein, F. (2006). Metal studies: une bibliographie. Les Scènes metal, Volume !, 5:2, 19-30. Tagg, P. (1982). Analysing Popular Music: Theory, Method and Practice. Popular Music, 2, 37–67. • Rea, C., Macdonald, P., & Carnes, G. (2010). Listening to classical, pop, and metal music: an investigation of mood. Emporia State Research Studies, 46:1, 1-3 • Pieslak, J. (2007). Re-casting Metal: Rhythm and Meter in the Music of Meshuggah. Music Theory Spectrum, 29:2, 219–246


Observações

Após a inscrição pode proceder ao pagamento transferindo a verba de 75,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 (Escola Secundária Fonseca de Benevides) Após efetuar o pagamento deve carregar o comprovativo de transferência na conta de formando ou enviar para andreia.santos@esfb.pt (Assistente Técnica)

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-10-2025 (Sexta-feira) 17:00 - 18:00 1:00 Online assíncrona
2 24-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
3 25-10-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
4 31-10-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
5 01-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
6 07-11-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
7 08-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona
8 14-11-2025 (Sexta-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
9 15-11-2025 (Sábado) 14:00 - 18:00 4:00 Online assíncrona

INSCREVER-ME
355

Capacitação Digital de Docentes – Nível 2

Oficina

 

50.0 horas

 

b-learning

 

Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

E. S. Marquês de Pombal/ Plataforma Zoom (CFAE Calvet de Magalhães)

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa ...
Ler mais Ler menos

Ref. 128TIC 25/26.01 Inscrições abertas até 24-09-2025 INSCREVER-ME

Registo de acreditação: CCPFC/ACC- 135061/25

Modalidade: Oficina de Formação

Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)

Início: 18-11-2025

Fim: 11-12-2025

Regime: b-learning

Local: E. S. Marquês de Pombal/ Plataforma Zoom (CFAE Calvet de Magalhães)

Formador

Nuno José de Almeida Albano

Destinatários

Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Acreditado pelo

CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua

Entidade formadora/Parceria

Centro de Formação Calvet Magalhães

Enquadramento

O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, da Comissão Europeia (DigCompEdu), pretende promover a competência digital (CD) e a inovação na educação. É essencial que os docentes desenvolvam um conjunto de CD, de modo a tirar partido do potencial das tecnologias digitais. Esta ação visa contribuir para desenvolver as CD dos docentes do sistema educativo e formativo nacional (nível 2) e a sua capacidade para implementar estratégias inovadoras de ensino e de aprendizagem. Ambiciona-se criar condições favoráveis a práticas educativas que se revelem promotoras do desenvolvimento de competências digitais dos alunos.

Objetivos

Esta ação de formação pretende desenvolver com os docentes de nível 2 (B1/B2 do DigCompEdu) um conjunto de conhecimentos e estratégias que lhes permita desenvolver CD do nível seguinte (C1/C2 do DigCompEdu). São objetivos específicos: - promover o desenvolvimento, aprofundamento e densificação das CD dos docentes, tendo em vista as 6 áreas do referencial DigCompEdu; - capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino; - capacitar os docentes para a implementação de atividades que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento das CD dos alunos; - estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

Conteúdos

- Documentos de enquadramento das políticas educativas. - Envolvimento profissional: Discussão, renovação e inovação na prática profissional. Processos de liderança na era digital. - Recursos Educativos Digitais (RED): Utilização de estratégias e RED avançados de forma abrangente. Promoção da utilização de RED de forma colaborativa. - Ensino e Aprendizagem: Renovação da prática de ensino de forma estratégica e intencional. Inovação no processo de ensino e de aprendizagem em diferentes modalidades de ensino. - Avaliação das aprendizagens: Reflexão crítica sobre estratégias de avaliação digital. Inovação na avaliação das aprendizagens com recursos a soluções digitais. - CD dos Alunos: Promoção da CD dos alunos de forma abrangente e crítica. Inovação no envolvimento dos alunos utilizando formatos inovadores para promover a sua CD. - Planeamento da formação e aprendizagem ao longo da vida.

Metodologias

Presencial- As sessões presenciais são destinadas à exploração do DigCompEdu e reflexão sobre a articulação entre as áreas de competência; à realização de atividades práticas de partilha, suportadas por um ambiente colaborativo; à exploração de ferramentas digitais para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem promotoras da colaboração, comunicação e avaliação; à planificação e criação de atividades a implementar na escola, que promovam o desenvolvimento das CD docente e, simultaneamente, dos alunos; à reflexão crítica sobre o desenvolvimento profissional docente. Trabalho autónomo - Em específico, na componente de trabalho autónomo, pretende-se assegurar a implementação das atividades planificadas nas sessões presenciais, em situações reais de ensino-aprendizagem com alunos, articulando o DigCompEdu com o respetivo currículo, e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Na última sessão, os formandos apresentarão os resultados dessas atividades, com evidências, proporcionando-se a discussão e a partilha.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado e apresentado pelos formandos.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Comissão Europeia (2020). Blended learning in school education – guidelines for the start of the academic year 2020/21. Disponível em: https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/resources/ publications/blended-learning-guidelines.htm Comissão Europeia (2018). Plano de Ação para a Educação Digital. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52018DC0022&from=EN Lucas, M., & Moreira, A. (2018). DigCompEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora Licht, A.H, Tasiopoulou, E., & Wastiau, P. (2017). Open Book of Educational Innovation. European Schoolnet, Brussels. Disponível em: http://www.eun.org/documents/411753/817341/ Open_book_of_Innovational_Education.pdf Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME.

Anexo(s)

Ficha da Ação


Observações

Todos os Formadores desta Oficina de Formação, realizaram a Ação de Formação: "Formação de Formadores de Capacitação Digital de Docentes" com o número de acreditação CCCFC/ACC-108771/20, promovida pela Direção Geral de Educação.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 20-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
3 25-11-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
4 27-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 02-12-2025 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
6 04-12-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
7 11-12-2025 (Quinta-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial

INSCREVER-ME