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INTRODUÇÃO
Car@s colegas,
O início de um novo ano letivo é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem.
O Centro de Formação Calvet de Magalhães pretende continuar a dar resposta às necessidades de formação que as nossas escolas e os nossos docentes venham a identificar, mobilizando todos os recursos disponíveis para a implementação de uma formação contínua diversificada e inovadora.
Em breve será divulgado um conjunto de ações que compõem a segunda fase do plano de formação respeitante ao ano de 2024. Estas serão publicadas assim que consigamos finalizar as condições de programação e calendarização com a equipa de formadores do CFCM.
Esta fase integra várias ações de formação e o período de inscrições irá decorrer a partir do dia 2 de setembro, cumprindo-se a implementação das mesmas entre setembro e dezembro deste ano letivo.
A oferta formativa integrará uma maior diversidade de ações de formação, dando cumprimento a cinco grandes linhas de orientadoras:
– Plano de Transição Digital – Capacitação Digital Docente;
– Práticas pedagógicas para a inclusão;
– Avaliação das Aprendizagens;
– Aprendizagens Essenciais de Matemática, nos ensinos Básico e Secundário;
– Outras ofertas formativas, centradas em algumas áreas das didáticas especificas e em projetos formativos de iniciativa das nossas escolas associadas.
Sendo o CFCM uma entidade formadora na produção de respostas formativas de qualidade assentes na análise das necessidades de formação da comunidade educativa, pretende acompanhar a transição digital em curso em Portugal, através de dinâmicas de trabalho tecnológicas assentes na utilização da Plataforma Digital do Centro de Formação Calvet de Magalhães.
A Plataforma de Gestão CFAE já se encontra em pleno funcionamento. Solicitamos que atualizem os vossos dados, caso tenham mudado de escola.
@s colegas que chegaram de novo devem criar uma conta na plataforma através do link: https://calvetmagalhaes.cfae.pt/utilizador/registar/
Depois de criar a conta, o utilizador recebe um email de confirmação que pode ir para a caixa de correio ou para o spam. Qualquer dificuldade, erros, ou sugestões, devem ser enviadas como feedback para o centro de formação.
Saudações cordiais e votos de um excelente ano letivo 2024/2025
A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães
Gabriela Alexandra de Oliveira Machado
DIVULGAÇÃO
Criação de ambientes de aprendizagem inclusivos e inovadores
Oficina
50.0 horas
b-learning
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma ...
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Ref. 176PPD 24/25.07 Inscrições abertas até 06-12-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-115664/22
Modalidade: Oficina de Formação
Duração: 50.0 horas (25.0 horas presenciais + 25.0 horas de trabalho autónomo)
Início: 07-12-2024
Fim: 21-12-2024
Regime: b-learning
Local: Exclusiva para docentes da Casa Pia de Lisboa
Formador
Cíntia Valente Chong
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico, Secundário, de Educação Especial e do grupo de recrutamento 360.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
O enquadramento legal da educação inclusiva e as orientações sobre a recuperação das aprendizagens constituem um enorme desafio para novas/os práticas pedagógicas, interfaces comunicativas, fundamentos humanistas em que todos são parte do sistema e desenvolvem um diálogo igualitário, um pensamento e uma consciência próprios. Assim, há que criar ambientes seguros e estimulantes nas escolas para que o diálogo, a reflexão e a partilha orientem os agentes educativos para a inclusão. Esta formação procura apoiar a operacionalização de práticas pedagógicas inclusivas para que os alunos sejam melhores aprendentes e o professor melhor ensinante, definindo com maior acuidade as ações bem como as evidências a identificar em contexto de sala de aula. A presente ação insere-se no processo de concretização do Projeto Educação Inclusiva 21-23 e do plano integrado para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário, Plano 21|23 Escola+.
Objetivos
• Explorar os documentos legislativos (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) e de apoio à prática letiva de forma integrada, identificando implicações para a organização de práticas mais inclusivas • Aplicar colaborativamente os princípios subjacentes ao desenho universal para a aprendizagem e à abordagem multinível • Planear com intencionalidade estratégica, organizando a dinâmica pedagógica, conciliando as aprendizagens a desenvolver e a diversidade de todos alunos • Conceber instrumentos de suporte à recolha de informação que contribuam para a tomada de decisão. • Consolidar a implementação do ciclo: Avaliar – Planear – Agir - Rever • Produzir e aplicar em contexto de sala de aula instrumentos de avaliação e planificação das aprendizagens • Partilhar experiências facilitadoras do um processo ensino-aprendizagem inclusivo • Explorar colaborativamente práticas educativas inovadoras
Conteúdos
Módulo 1. Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas • Exploração integrada dos documentos de política educativa (Decreto- Lei n.º 54/2018, Decreto-Lei n.º 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais) Módulo 2. Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas • Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos • Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (DUA) Módulo 3. Valorização da diversidade em sala de aula – criação e partilha de recursos • Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico • O que ensinar e porquê, como, quando, com que prioridades, com que meios, com que organização e com que resultados: exercícios práticos Módulo 4. Avaliação formativa enquanto processo regulador do ensino e da aprendizagem • Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino
Metodologias
A metodologia de formação é de cariz teórico-prática, propondo-se dinâmicas que visam encorajar o envolvimento dos participantes em atividades de aprendizagem, partilha e reflexão sobre a temática, com vista à otimização e concretização dos objetivos propostos para esta ação de formação, em regime de frequência b-learning, nomeadamente: - Apresentação de conteúdos e conceitos; - Partilha de experiências; - Trabalho(s) de grupo; - Reflexão e debate de ideias No desenvolvimento do trabalho autónomo pretende-se que os formandos apliquem instrumentos e conhecimentos adquiridos, no âmbito da formação, em contexto escola/sala de aula, tendo presente o ciclo: avaliar o contexto, planear, aplicar, rever, ajustar. Trabalho autónomo (25h)
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf Acesso 02/02/2022 Cosme, A., Lima L., Ferreira D., Ferreira N. (2021), Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação : ensino básico, ensino secundário,1ª ed. - Porto: Porto Editora. European Agency for Special Needs and Inclusive Education (2018), Key Actions for Raising Achievement, Guidance for Teachers and Leaders • Disponível em https://www.european-agency.org/sites/default/files/Key%20Actions%20for%20Raising%20Achievement.pdf Acesso 02/02/2022 Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA, Texto de Apoio à formação - Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. Acesso 02/02/2022 UNESCO (2022). REACHING OUT TO ALL LEARNERS: a resource pack for supporting inclusion and equity in education. Geneva: UNESCO – IBE. Disponível em: http://www.ibe.unesco.org/en/news/reaching-out-all-learners-resource-pack-supporting-inclusion-and-equity-education Acesso em 02/02/2022
Observações
Releva para efeitos de progressão em carreira na dimensão científica e pedagógica.
Exclusiva para docentes da Casa Pia de Lisboa
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 06-12-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 07-12-2024 (Sábado) | 09:30 - 12:30 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 18-12-2024 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 19-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 21-12-2024 (Sábado) | 09:30 - 13:30 | 4:00 | Presencial |
8 | 21-12-2024 (Sábado) | 14:30 - 18:30 | 4:00 | Presencial |
INSCREVER-ME
Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão...
Educadores de Infância; Professores de todos os grupos de recrutamento;
ACD
3.0 horas
Presencial
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Esta Ação de Curta Duração pretende enquadrar teoricamente o paradigma da educação inclusiva no sistema educativo português, assente nos princípios da educabilidade universal, equidade, personalização, flexibilidade, autodeterminação e interferência mínima.
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Ref. 222ACD 24/25.07 Inscrições abertas até 08-12-2024 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: ACD 24/25.07
Modalidade: Ação curta duração
Duração: 3.0 horas
Início: 09-12-2024
Fim: 09-12-2024
Regime: Presencial
Local: Escola Secundária de Fonseca Benevides
Formador
Anabela do Rosário Nunes
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Certificado pelo
CDCP - Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Esta Ação de Curta Duração pretende enquadrar teoricamente o paradigma da educação inclusiva no sistema educativo português, assente nos princípios da educabilidade universal, equidade, personalização, flexibilidade, autodeterminação e interferência mínima.
Objetivos
Explorar os decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho, com especial incidência nos seus preâmbulos numa perspetiva de educabilidade de todos e de cada um dos alunos. Perspetivar a relação entre a componente legislativa e a aplicação prática da Autonomia e Flexibilidade Curricular, do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e das Aprendizagens Essenciais. Sensibilizar e motivar para o envolvimento dos docentes em pedagogias diferenciadas e adequadas a todos os alunos.
Conteúdos
• Preâmbulo e pressupostos legais do decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão com especial incidência nas medidas universais: A diferenciação pedagógica; as Acomodações Curriculares; o enriquecimento curricular; a promoção do comportamento pró-social; a intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos • Preâmbulo e pressupostos legais do decreto-lei nº 55/2018, de 6 de julho e suas implicações para a prática letiva - Autonomia e Flexibilidade Curricular, do PASEO e das Aprendizagens Essenciais.
Metodologias
Momentos expositivos com recurso à projeção de informação através de PowerPoint e promoção de debate e interação com os formandos, em estreita ligação com os contextos e as suas vivências profissionais.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
INSCREVER-ME