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Car@s colegas,
O início de um novo ano é sempre uma página em branco repleta de desafios, juntos vamos transformar desafios em oportunidades de aprendizagem.
O Centro de Formação Calvet de Magalhães pretende continuar a dar resposta às necessidades de formação que as nossas escolas e os nossos docentes venham a identificar, mobilizando todos os recursos disponíveis para a implementação de uma formação contínua diversificada e inovadora.
Em breve será divulgado um conjunto de ações que compõem a primeira fase do plano de formação respeitante ao ano de 2025. Estas serão publicadas assim que consigamos finalizar as condições de programação e calendarização com a equipa de formadores do CFCM.
Esta fase integra várias ações de formação e o período de inscrições irá decorrer a partir de janeiro, cumprindo-se a implementação das mesmas entre janeiro e julho deste ano letivo.
A oferta formativa integrará uma maior diversidade de ações de formação,
Sendo o CFCM uma entidade formadora na produção de respostas formativas de qualidade assentes na análise das necessidades de formação da comunidade educativa, pretende acompanhar a transição digital em curso em Portugal, através de dinâmicas de trabalho tecnológicas assentes na utilização da Plataforma Digital do Centro de Formação Calvet de Magalhães.
Aceda à plataforma do CFAE Calvet de Magalhães através do link: https://calvetmagalhaes.cfae.pt/utilizador/registar/
Saudações cordiais e votos de um excelente ano 2025
A Diretora do Centro de Formação Calvet de Magalhães
Gabriela Alexandra de Oliveira Machado
II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães - Metodologias Diferenciadoras: Agenda do Presente, Sucesso do Futuro...
II Seminário de Partilhas Diversidade, Equidade e Inclusão na Era Digital
DICA - Conselho Nacional de Educação
www.cnedu.pt/pt/publicacoes/dica/dica-2024
O DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — de que agora se divulga a edição de 2024, é um projeto do Conselho Nacional de Educação concebido para que se conheça melhor como funcionam e se organizam as escolas, como trabalham os seus profissionais, que conceções sustentam acerca das questões essenciais relativas às suas profissões, como se relacionam com as respetivas comunidades, como orientam as suas práticas escolares, que atividades inovadoras desenvolvem.
O DICA apresenta, discute e sintetiza, práticas inovadoras de professores e diretores reais, que trabalham com alunos reais em escolas reais e que estão fortemente relacionadas com melhores e mais profundas aprendizagens. Deste modo, contribui para conhecer melhor o trabalho das escolas e dos seus profissionais, condição necessária para as poder transformar e melhorar através de políticas e práticas educativas mais informadas e mais fundamentadas.
Disponibilizamos no separador «DOCUMENTOS» a edição de 2024.
DIVULGAÇÃO

O ensino da língua portuguesa em contexto de acolhimento de alunos em fluxo migratório: desenvolvimento de projetos transversais ao currículo
Curso
25.0 horas
e-learning
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
O documento orientador Português Língua Não Materna no Currículo Nacional (2005), preconiza a necessidade de os AE desenvolverem «condições pedagógicas e didáticas inovadoras e adequadas para a aprendizagem da língua portuguesa em todas as áreas do saber». Posteriormente, a oferta da disciplina de ...
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Ref. 236PPD 24/25.15 Inscrições abertas até 01-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-117235/22
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 15-09-2025
Fim: 02-10-2025
Regime: e-learning
Local: Online através da Plataforma Zoom Calvet de Magalhães
Formador
Ana Cristina Sousa Martins
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
O documento orientador Português Língua Não Materna no Currículo Nacional (2005), preconiza a necessidade de os AE desenvolverem «condições pedagógicas e didáticas inovadoras e adequadas para a aprendizagem da língua portuguesa em todas as áreas do saber». Posteriormente, a oferta da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) (Artigo 10.º e no Artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) atribui o ensino da língua de escolarização ao professor de PLNM (cf. documentos orientadores de 2008 e 2014). Muito recentemente, a publicação do Desp. 2044/2022 de 16 de fevereiro (n.ºs 8 e 9) determina que o professor de PLNM deverá promover estreita articulação com os professores das demais áreas do currículo e, por sua vez, que estes contribuam para a «conceção de recursos didáticos, incluindo a construção de glossários temáticos para as diferentes componentes curriculares». Face ao volume excecional de alunos recém-chegados ao país, mas também atendendo às necessidades de acolhimento regulares que os AE já vêm registando, torna-se premente a mobilização de mecanismos de atuação que agreguem as várias valências dos docentes de várias áreas disciplinares.
Objetivos
Pretende-se dotar os docentes de modelos de atuação conjunta multidisciplinar com vista ao desenvolvimento linguístico dos alunos falantes não nativos do português para fins académicos/específicos (língua de escolarização), considerando progressivamente os seus diferentes níveis de proficiência. Estes modelos assentam na análise de materiais pedagógico didáticos segundo critérios testados já noutros sistemas de ensino de países com longa tradição na receção de migrantes. Espera-se que no final desta ação, o professor: 1.Tome conhecimento do quadro legislativo em vigor e demais medidas de acolhimento para o desenvolvimento da integração social, cultural e profissional de crianças e jovens recém-chegados a Portugal. 2. Adquira informação teórico-prática relevante que conduza a um conhecimento crítico canalizado para a análise de práticas e de materiais pedagógico-didáticos. 3. Adote mecanismos de calibragem do grau de dificuldade dos materiais em função da faixa etária e nível de escolaridade e nível de proficiência dos aprendentes. 4. Produza um plano geral de atuação didática multidisciplinar.
Conteúdos
Módulo 1 - 2h síncronas e 1h assíncronas 1. Apresentação dos objetivos da formação. 2. Apresentação dos descritores de avaliação do desempenho dos formandos. 3. Instruções sobre o trabalho a desenvolver durante a formação. 4. Reflexão sobre o quadro legislativo concernente ao acolhimento de crianças e jovens migrantes. 5. Exploração dos documentos normativos de acolhimento a alunos migrantes. Módulo 2 - 2h síncronas e 2h assíncronas 6. Códigos de boas práticas na receção a alunos migrantes mobilizando conhecimentos que os alunos já detêm como ponto de partida para a sua célere integração em meio escolar. 7. Inventário dos principais obstáculos culturais e cognitivos implicados na adaptação a um novo código linguístico. 8. Breves noções teóricas sobre bilinguismo e multilinguismo. 9. Resenha sumária de casos exploratórios de ensino de língua para fins específicos levados a cabo noutras línguas/países. Módulo 3 - 4h síncronas e 4h assíncronas 10. Pressupostos relativos à construção de glossários multilingues (com recurso ao Wordsmith ou aplicações similares). 11. Procedimentos relativos à construção glossários gráficos. 12. Mecanismos de adaptação graduada de textos didáticos adstritos a diferentes áreas disciplinares, com recurso a imagens, glosas e tradução, considerando: a) extensão do texto; b) extensão das frases; c) tipos estruturais de frase; e) nível de frequência do vocabulário; f) transversalidade dos tópicos contemplados; g) promoção da interculturalidade. Módulo 4 - 2,5h síncronas e 3,5h assíncronas 13. Elaboração do Plano geral de intervenção pedagógica agregador de diferentes áreas curriculares. Módulo 5 - 2h síncronas e 2h assíncronas 14. Apresentação dos trabalhos desenvolvidos em 13. 15. Elaboração de relatório de reflexão crítica.
Metodologias
e-learning/videoconferência A ação apresenta com um peso equitativo de número de horas de carácter teórico e de carácter prático, com incidência na participação colaborativa ao longo das sessões síncronas. O curso prevê: (i) a realização das leituras indicadas, registando aspetos críticos; (ii) a avaliação crítica de materiais para ensino da língua de escolarização; (iii) o desenho de um projeto de intervenção multidisciplinar; (iv) apresentação oral do projeto elaborado e respetiva fundamentação; (v) a realização de relatório de reflexão individual. Optou-se pela modalidade E-learning/videoconferência por esta trazer benefícios para os formandos, tendo em conta: (i) que muitos dos materiais em análise são multimédia, interativos e disponíveis online; (ii) que as ações de trabalho colaborativo podem assim ficar automaticamente registadas e partilháveis; (iii) a possibilidade de mais formandos poderem integrar a formação, uma vez que o regime online dispensa deslocações, permitindo maior compatibilidade das agendas dos formandos.
Avaliação
A avaliação do desempenho dos formandos terá como objeto o trabalho realizado em grupo e individualmente, para apresentação oral, a participação oral no decurso das sessões síncronas, bem como o relatório de reflexão individual final. Será valorizada a pertinência das reflexões propostas sobre a criação de um projeto de atuação multidisciplinar, atendendo aos princípios e critérios veiculados, bem como no que respeita à adequação aos alunos de diferentes níveis de proficiência, de escolaridade e faixas etárias. Considerar-se-á igualmente a qualidade da apresentação oral do trabalho individual. Os formandos serão avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Beckett, G. H. & Miller, P. C. (eds.) (2006). Project-Based Second and Foreign Language Education: Past, Present, and Future. Greenwich, CT: Information Age Publishing. Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Soares, António et. al. (2005). Português Língua Não Materna no Currículo Nacional – Documento Orientador. Programa para Integração de Alunos que Não Têm o Português como Língua Materna. European Commission/EACEA/Eurydice. (2019). Integrating Students from Migrant Backgrounds into Schools in Europe: National Policies and Measures. Eurydice Report. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Martins A. S. (2022). Materiais digitais e textos de leitura extensiva. In Desenvolvimento de materiais didáticos para Português como Língua Não Materna: experiências e desafios. In C. Castro e A. Madeira (eds.), Lisboa, Lidel – Edições Técnicas (no prelo). Tomlinson, B. & Masuahra, H. (2018). The complete guide to theory and practice of materials development for language learning. Hoboken. NJ: Wiley Blackwell.
Observações
Formadora -Professora Doutora Ana Sousa Martins
INSCREVER-ME

Os Primeiros Socorros na Aprendizagem das Ciências nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Curso
25.0 horas
Presencial
Professores dos Grupos 110 e 230
Percebemos da análise das Aprendizagens Essenciais das áreas de Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Ciências Naturais no 2º ciclo da importância do conhecimento de técnicas e procedimentos de Primeiros Socorros. Por outro lado, a ligação ao estudo do corpo humano e aos vários sistemas de ...
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Ref. 237PPD 24/25.16 Inscrições abertas até 24-09-2025 INSCREVER-ME
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-126658/24
Modalidade: Curso de Formação
Duração: 25.0 horas
Início: 25-09-2025
Fim: 27-11-2025
Regime: Presencial
Local: None
Formador
Mariana Santos Nunes Areosa Feio
Destinatários
Professores dos Grupos 110 e 230
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110 e 230. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Acreditado pelo
CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua
Entidade formadora/Parceria
Centro de Formação Calvet Magalhães
Enquadramento
Percebemos da análise das Aprendizagens Essenciais das áreas de Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Ciências Naturais no 2º ciclo da importância do conhecimento de técnicas e procedimentos de Primeiros Socorros. Por outro lado, a ligação ao estudo do corpo humano e aos vários sistemas de órgãos merecem especial atenção, elevando o sentido crítico no estudo das Ciências Naturais. Muitos professores não tiveram formação em Primeiros Socorros na sua formação inicial, o que se torna provavelmente uma lacuna no desenvolvimento de atividades ligadas a esta temática. Por outro lado, a importância de conhecer práticas de primeiros socorros vai ainda ao encontro de algumas das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como a Saúde e Bem-estar, o Domínio e Consciência do Corpo e o Desenvolvimento Pessoal e Autonomia. Também em matéria de Cidadania, o conhecimento do funcionamento do corpo humano associado ao conhecimento das técnicas e procedimentos de Primeiros Socorros pode contribuir para educar cidadãos mais ativos na atuação em situações de emergência, numa sociedade que se quer mais empática e humanista. Consideramos necessário apostar na melhoria das competências dos docentes no domínio do ensino dos Primeiros Socorros em estreita ligação com o estudo do corpo humano.
Objetivos
Objetivos a atingir • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da atualização dos professores na área do ensino das ciências e dos primeiros socorros; • Promover o desenvolvimento de competências científicas e didáticas necessárias à implementação do ensino das Ciências nos primeiros ciclos de escolaridade; • Sugerir atividades de ciências mais motivadoras para os alunos e potenciadoras de aprendizagens mais significativas; • Impulsionar a promoção, implementação e avaliação de atividades práticas ligadas aos Primeiros Socorros; • Dotar professores e alunos de conhecimentos de técnicas e procedimentos em várias situações de emergência, sabendo agir nos Primeiros Socorros.
Conteúdos
Conteúdos da ação Unidade 1 – 2,5 Horas Ideias chave sobre Primeiros Socorros, Emergência e SIEM. Unidade 2 – 2,5 Horas Funcionamento geral dos sistemas do corpo humano; Aproximação e exame à(s) vítima(s); Posição lateral de segurança. Unidade 3 – 2,5 Horas Sistema Cardio-respiratório; Paragem cárdio-respiratória em adultos, e crianças; Unidade 4 – 2,5 Horas Sistema circulatório; Choque e Hemorragias. Unidade 5 – 2,5 Horas Sistema Excretor; A pele; Feridas e Queimaduras Unidade 6 – 2,5 Horas Esqueleto e músculos; Lesões músculo-esqueléticas; Unidade 7 – 2,5 Horas Sistema Digestivo; A diabetes. Unidade 8 – 2,5 Horas Outras situações de emergência; Envenenamento; Preparação de uma caixa de primeiros socorros. Unidade 9 – 5 Horas Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos; Avaliação da ação
Metodologias
Sessões teórico práticas ao longo de toda a ação. Nas sessões de atividades práticas serão discutidos com os formandos aspetos didáticos da implementação destas atividades com alunos.
Avaliação
Os formandos terão uma componente de avaliação contínua apoiada no registo da assiduidade e da sua participação nos tempos de discussão e intervenção. Será solicitado aos formandos a elaboração, em pequeno grupo, de uma planificação de uma atividade prática para a(s) sua(s) turma(s). Na fase final será ainda pedido um relatório individual e crítico sobre os conteúdos da ação; o interesse para a sua prática docente e a aquisição de competências enquanto professores e indivíduos. Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e a respetiva avaliação qualitativa, conforme Carta Circular n.º 3/2007 do CCPFCP e que assenta no n.º 2 do artigo 46 do Estatuto da Carreira Docente do Decreto lei 15/2007 de 19 de janeiro e que prevê a aplicação da escala apresentada: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Reis, I. (2010). Manual de Primeiros Socorros. Situações de Urgência nas Escolas, Jardins de Infância e Campos de Férias. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/manual-deprimeiros-socorros Cruz Vermelha Portuguesa (2012). Manual de Suporte Básico de Vida. Lisboa: Cruz Vermelha Portuguesa. Zideman, D., et al (2021). European Resuscitation Council Guidelines 2021: First aid. Resuscitation (161) 270-290. Disponível em: https://www.cprguidelines.eu/assets/guidelines/European-Resuscitation-Council-Guidelines-2021-Fi.pdf INEM (2022). Manual de Suporte Básico de Vida. Disponível em: https://www.inem.pt/wp-content/uploads/2022/06/SBVVersa%CC%83o-1-1a-Edic%CC%A7a%CC%83o-2022.pdf
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-09-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 02-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 09-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 16-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 23-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 30-10-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 06-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 13-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 20-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 27-11-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
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