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Google Workspace - promoção do trabalho colaborativo turma TIC 23/24.01

Apresentação

O Google Worspace é adotado por uma parte significativa das instituições de ensino público nacionais, tendo sido reforçada a sua utilização como consequência das alterações verificadas devido à situação de pandemia recentemente vivida. Torna-se, assim, bastante pertinente a temática abordada na presente ação, de forma a tirar melhor partido dos recursos disponíveis e a promover uma metodologia de trabalho de âmbito colaborativo, otimizando processos de comunicação e feedback que permitam a rápida construção, atualização e partilha de diversos tipos de materiais pedagógicos incluindo texto, imagem, som e vídeo. O ecossistema Google Workspace é composto por um conjunto alargado de ferramentas baseadas na nuvem, sendo o seu núcleo principal constituído pelas seguintes aplicações: • Google SITEs • Google DRIVE. • Google Folhas de cálculo. • Google Documentos. • Google Apresentações. • Google Desenhos. • Google Os meus Mapas. • Google Formulários. • Google Gmail. • Google Calendário (Agenda colaborativa de marcação de todos os tipos de atividades) • Google Fotos. • Youtube (inclui Editor online de clips de vídeo, inserção de banda sonora, etc.) • Google Meet: Para comunicação em tempo real utilizando texto, voz e vídeo. • Google Classroom. • As versões móveis das principais aplicações Google Worspace • Google Chrome.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 2053/2021, publicado a 24 de fevereiro, a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente..

Objetivos

Este curso de Google Workspace permite iniciar ou aprofundar conhecimentos sobre as ferramentas de comunicação, colaboração e organização da Google para colaborar com outros utilizadores e melhorar processos de trabalho e comunicação. Assim, pretende-se, por parte dos formandos: 1. Capacitação com ferramentas digitais que permitam criar conteúdos na web; 2. Utilização eficaz do Correio eletrónico Escolar; 3. Criação de Filtros e Marcadores na caixa de correio; 4. Criação de páginas de informação com o Google SITEs; 5. Partilha e colaboração dos sites criados; 6. Utilização do Google DRIVE para armazenar, carregar e disponibilizar ficheiros; 7. Criação e gestão de partilha de Documentos, Folhas de cálculo, Apresentações e Formulários; 8. Criação de formulários digitais; 9. Domínio das técnicas de Partilha e Colaboração do ecossistema Google Workspace; 10. Utilização do Fotos e do Youtube como gestores de fotografia e vídeo.

Conteúdos

Correio / Chat / Contactos (2,0h) Criar e enviar mensagens, responder a emails, imagens e anexos, etiquetas e filtros, filtrar mensagens automaticamente, acrescentar contas de email adicionais, criação de contactos e grupos, chat de texto e vídeo. Importar e exportar contactos. Drive (1,5h) Interface do Google drive, upload de ficheiros, conversão de ficheiros para o formato Google, eliminar e recuperar ficheiros, organização e pesquisa de ficheiros. Criar documentos e desenhos. Partilhar ficheiros e colaborar. Documentos (1,5h) Criar e editar documentos, formatar texto, criar índices, inserir imagens e tabelas, copiar, renomear e mover documentos, partilhar documentos, traduzir documentos. Folhas de Cálculo (1,5h) Criar e editar folhas de cálculo, importar ficheiros, converter ficheiros de Excel para Folhas de Cálculo, editar células, editar linhas e colunas, inserir imagens e hiperligações. Formatar dados, usar fórmulas e funções, partilhar folhas de cálculo. Apresentações (2,0h) Planear uma apresentação, ajustar o layout de slides, mudar cores e fundos, inserir imagens, formas, vídeos e gráficos. Adicionar transições e animações. Colaborar. Calendário / Tarefas (1,5h) Interface, navegação e pesquisa. Criar eventos. Convidar participantes. Responder a convites. Criação de calendários. Partilha de calendários Sites (1,5h) Usos para os Sites Google. Escolher um tema e adicionar um logotipo. Gerir ou apagar um site. Adicionar colaboradores para editar o site. Criar e trabalhar com páginas. Adicionar texto, imagens e formulários. Publicar o site. Hangouts / Meet (1,5h) Interface do Hangouts/Meet. Conversas individuais e em grupo. Arquivar conversas de texto. Iniciar uma videochamada. Enviar uma mensagem durante uma chamada. Configurar definições de videochamadas. Formulários (2,0h) Criar um formulário. Adicionar perguntas, imagens, vídeos e secções. Analisar as respostas. Google Keep (2,0h) Interface do Keep. Criar notas e lembretes. Adicionar colaboradores. Adicionar imagens. Arquivar notas. Fixar notas. Listas de tarefas. Etiquetas de notas. Classroom / Jamboard (2,0h) Criar uma aula. Convidar alunos e outros docentes. Adicionar avisos e partilhar conteúdo. Adicionar tarefas. Trabalhar com documentos, folhas de cálculo e apresentações do Google. Mapas (2,0h h) Criar, editar e personalizar mapas para partilhar online. Adicionar colaboradores. Adicionar marcadores, coleções e locais. Youtube / Fotos (2,0h) Criar, editar e personalizar vídeos para partilhar online. Gerir permissões. Adicionar legendas. Criar um canal. Agendar estreias. Adicionar colaboradores. Apresentação e discussão de trabalhos (2,0h)

Metodologias

A carga horária desta ação de formação é de 25 horas (3 sessões presenciais/online síncronas de 3h cada e 16 horas de sessões assíncronas). Todas as sessões presenciais/online síncronas terão uma dimensão teórica intercalada com o contacto efetivo com cada uma das ferramentas tratadas, familiarizando-se com as suas funcionalidades e aplicabilidades. Nas sessões assíncronas os formandos irão criar conteúdos disciplinares e desenvolver destrezas na utilização eficaz das ferramentas disponíveis, de forma a rentabilizar o tempo e aumentar a produtividade e qualidade do trabalho produzido, utilizando o e-mail institucional da respetiva escola, bem como as ferramentas disponibilizadas pelo ecossistema Google Workspace. Todas as evidências produzidas pelos formandos são partilhadas online no Moodle do Centro de Formação. No final, os formandos irão visitar os sites (portfolio) de cada colega a fim de produzir uma grelha de heteroavaliação permitindo uma avaliação entre pares, em relação aos objetivos propostos.

Avaliação

• Avaliação contínua, por parte do formador, da participação dos formandos nas sessões síncronas. • Heteroavaliação, entre pares, dos portfólios partilhados no Moodle do Centro de Formação. • Elaboração de um relatório sobre a aplicabilidade desta acção na sua actividade profissional. • Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente; de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente.

Bibliografia

Manuais online (textos, vídeos e tutoriais) distribuídos pela Google e disponíveis em: www.youtube.com/playlist?list=PLU8ezI8GYqs7tAIAv9qFoYM7F02L251Ai ; https://gsuite.google.pt/intl/pt-PT/training/ ; https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/teacher-center/training/?modal_active=none ; https://docs.google.com/presentation/d/1vBYG6WVcU1PINWtJlP0TEe6HKgbEkT4DkckvBRXbX6k/edit#slide=id.g16d05a8fa7_0_1794 ; https://support.google.com/a/answer/1631886?hl=pt-BR ; • Attwell, G. (2007). Web 2.0 and the Changing Ways We are Using Computers for Learning: What are the Implications for Pedagogy and Curriculum?, eLearningEurope.infoDirectory. Obtido em 10 de 06 de 2015, de www.elearningeuropa.info/files/media/media13018.pdf • Barroso, M., & Coutinho, C. (2009). Utilização da ferramenta Google Docs no Ensino das Ciências Naturais: um estudo com alunos de 8º ano de escolaridade. Revista Iberoamericana de Informática Educativa. Espanha, n.9, jan-jun 2009, p. 10-21. Obtido em 18 de 05 de 2015, de http://www.adie.es/iecom/index.php/IECom/article/view/5/152 • Marques, C. G. (2008). Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar.. In. Carvalho A. - Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, pp. 83-104. Obtido em 11 de 06 de 2015, de http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/8286

Formador

Paulo Jerónimo Vasconcelos de Carvalho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 30-09-2023 (Sábado) 09:00 - 13:30 4:30 Online síncrona
2 03-10-2023 (Terça-feira) 17:30 - 21:30 4:00 Presencial
3 12-10-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
4 17-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
5 24-10-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Online síncrona
6 02-11-2023 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 07-11-2023 (Terça-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 30-09-2023
Fim: 11-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-118229/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Passos Manuel e online