O papel dos Avaliadores no Processo de Avaliação de Desempenho Docente turma ACD 23/24.07
Apresentação
Tendo em conta o enquadramento legal aplicável, é importante promover o desenvolvimento de competências de avaliação externa, explicitando o processo de classificação neste âmbito, tendo em conta a articulação entre os instrumentos de registo da observação de aulas e os parâmetros nacionais da dimensão científica e pedagógica. Torna-se também fulcral harmonizar procedimentos que visem a simplificação e utilidade do processo no desenvolvimento profissional.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
- Facilitar a análise reflexiva do quadro normativo da ADD; - Promover competências de observação de aulas; - Refletir e analisar os papeis de cada um dos intervenientes no processo ADD.
Conteúdos
• Quadro normativo aplicável à avaliação do desempenho docente. • Papéis e competências dos intervenientes na avaliação do desempenho docente. • Intervenção dos avaliadores (Interno e Externo); • Práticas e técnicas de observação; • Avaliação e classificação.
Metodologias
Metodologia teórico-prática, com momentos de exposição de conteúdos e momentos de reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Observações
Ação exclusiva para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial do Agrupamento de Escolas do Restelo.
Formador
Marília Alexandra Machado Dias
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 13-10-2023 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 20-10-2023 (Sexta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Online síncrona |