Vamos falar sobre cinema? - Take 14 Cinema, tolerância, identidade (s) turma ACD 23/24.16
Apresentação
Esta proposta de Ação de Formação de Curta Duração insere-se na série de ACD's online do PLANO NACIONAL DE CINEMA, que visam aprofundar a relação do cinema com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Tendo como referência o Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens - Plano 23|24 Escola+, estas ações vão ao encontro dos pressupostos expressos nos documentos de orientação curricular base denominados Aprendizagens Essenciais, constituindo-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas. No quadro da Programação PNC - 25 Filmes - 25 de Abril, esta ação tem como principal objetivo trabalhar com os professores a forma como o cinema aborda questões de identidade, desenvolvimento pessoal, desenraizamento, pertença e perda, na atual conjuntura de instabilidade mundial, ao nível económico, social e político.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
"Objetivos - Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos histórico/culturais. - Tendo como ponto de partida a obra cinematográfica, refletir sobre as graves consequências resultantes - para as populações e a Humanidade - de fenómenos como a guerra, a destruição de ecosistemas, o desenraizamento das populações, a pertença e a perda de identidade. -Trabalhar com os jovens a força icónica da imagem em movimento, percebendo o seu poder enquanto estratégia de denúncia e de intervenção. - Compreender o cinema como um instrumento de consciencialização política e como modo de interpelação da realidade social. - Valorizar o modo como o cinema usa o testemunho das pessoas reais na construção de narrativas. - No quadro da digitalização do cinema português, devolver o património cinematográfico português às comunidades educativas. - Promover a criação de uma rede de partilha em torno da cultura do cinema.
Conteúdos
1.ª parte - Apresentação do filme Lisboetas, de Sérgio Tréfaut, pela Professora Doutora Manuela Penafria (Universidade da Beira Interior - UBI), autora do dossiê pedagógico sobre o filme. 2.ª parte - O filme A Flor do Buriti - O Cinema de João Salaviza - uma introdução Convidado: Pedro Florêncio (Realizador, Investigador e Docente - FCSH - Universidade Nova de Lisboa) - A Flor do Buriti, de João Salaviza e René Nasser Messsora. Convidados: João Salaviza e Renée Nasser Medora (realizadores) Moderação: Pedro Florêncio "
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt
Formador
Elsa Maria Carneiro Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-04-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |