273

Prevenção do (cyber)Bullying turma AE 23.24.05

Apresentação

O Bullying e o Cyberbullying é um fenómeno social que envolve violência física e/ou psicológica, presencial ou online, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem uma motivação clara, sendo frequente entre crianças e jovens. Com a presente ação pretende-se capacitar os docentes para a prevenção e intervenção no (cyber)bullying.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

No final desta ação, os participantes serão capazes de: 1. Identificar o que é o bullying e distingui-lo do conflito. 2. Compreender o que é o cyberbullying e as diferentes maneiras em que isso pode acontecer. 3. Compreender o que é o bullying relacional e como se pode manifestar em contextos restritivos. 4. Compreender a relação entre vítimas, bullies e espetadores e perceber que o bullying é um problema de grupo. 5. Descrever os principais fatores de risco/proteção, atores e contextos em situações de bullying. 6. Compreender como atuar face a comportamentos de bullying direcionados ao próprio e como oferecer apoio aos outros. 7. Compreender a importância de aumentar a auto-estima e a importância da autodeterminação.

Conteúdos

1. Conceito de Bullying: formas que assume (2 horas) 2. Vítimas, bullies & espetadores (2 horas) 3. Empatia e respeito (2 horas) 4. Principais fatores de risco (2 horas) 5. Contextos em situação de bullying (3 horas) 6. Como prevenir o bullying (3 horas) 7. Como lidar com o bullying (3 horas) 8. Simulação de situações de bullying (8 horas): a. Identificação dos vários participantes; b. Análise dos diferentes papéis; c. Reflexão conjunta

Metodologias

Esta ação na modalidade de curso, constituída por 25 horas, vai desenrolar-se ao longo de 8 sessões presenciais. As sessões são constituídas por momentos de cariz teórico que envolvem a apresentação dos conteúdos, com recurso a powerpoints, seguidos de uma componente teórico-prática que envolve análise e discussão de textos e a realização de atividades propostas pelas formadoras. As últimas 3 sessões são essencialmente práticas, envolvendo simulação de situações de bullying, seguidas de debate.

Avaliação

• Avaliação contínua, por parte das formadoras, dos trabalhos que vão sendo realizados pelos formandos e apresentados de forma escrita (Diário do Formando) e prática ao longo das sessões. • Elaboração de um relatório sobre a aplicabilidade desta ação na sua atividade profissional. • Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente (zero créditos); de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente; (100% dos créditos previstos).

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Brian Moore & Stuart Woodcock (2017). Resilience to bullying: Towards an alternative to the anti-bullying approach. Educational Psychology in Practice, 33:1, 65-80. Mona O’Moore (2015). Understanding Cyberbullying in Scholls: A Guide for Parents and Teachers. Veritas Publishing Mona O’Moore & Stwphen Minton (2004). Dealing with bullying in Schools: a Training Manual for Teachers, Parents and Other Professionals. Veritas Publishing. Roos, J. (2006). Thinking from Within: a Hands-On Strategy Practice. Palgrave Macmillan, Basingstoke.

Formador

Sandra Rafaela Silva Lopes Leal

Susana Cristina Silvestre Fonseca

Início: 17-04-2024
Fim: 06-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123031/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão