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CiberSegurança na escola: desafios da internet e dos dispositivos móveis turma TIC 23/24. 13

Apresentação

A integração da tecnologia e dos dispositivos móveis no contexto da escola levanta sérios desafios de segurança e exige uma formação esclarecida sobre princípios e modos de atuação assertivos, por um lado, mas também uma atuação consistente preventiva e formativa que se reflita no comportamento responsável por parte de todos dentro ou fora da escola. O objetivo principal desta oficina de formação é sensibilizar os docentes e a comunidade educativa para as questões da Cibersegurança, e promover uma utilização crítica, responsável e segura da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais. De uma forma geral, esta formação irá abarcar os seguintes objetivos: • Incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; • Valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; • Capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais; • Promover boas práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas. Terá por base a o projeto Seguranet, que é um projeto da responsabilidade da ERTE, da DGE. Faz parte integrante do consórcio público-privado Centro Internet Segura em parceria com FCT, IPDJ e Microsoft Portugal. Com este curso pretende-se dotar os professores de competências que lhes permitam trabalhar as temáticas da segurança digital em contexto de sala de aula, proporcionando-lhe, simultaneamente a possibilidade de aprender, e de aprender a aprender, através dos seus dispositivos móveis ou fixos, em segurança.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Com o curso pretende-se atingir os seguintes objetivos: Incentivar a reflexão sobre as oportunidades e desafios da segurança no mundo digital; Valorizar o uso seguro das redes, dos sistemas de informação e dos dispositivos digitais; Capacitar para o uso seguro da Internet, dos dispositivos móveis e dos ambientes virtuais; Promover boas práticas de Cibersegurança nas comunidades educativas. E de uma forma mais concreta: − Explorar e analisar as ações e recursos digitais do projeto SeguraNet; − Analisar e debater as temáticas respeitantes à utilização segura da Internet e dos dispositivos móveis; − Analisar e debater metodologias de acordo com o público-alvo, tendo em vista as ações informação/sensibilização; − Analisar a integração curricular das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais; − Fomentar a criação de redes de aprendizagem colaborativa no âmbito da segurança digital; − Contribuir para uma mudança na organização e nos métodos pedagógicos mantendo a segurança digital.

Conteúdos

Módulo 1: A Cibersegurança (1 horas) Neste primeiro módulo é abordada a temática da Cibersegurança de um modo geral. Módulo 2: Ameaças e Cibercrime /Legislação (3 horas) Este módulo desenvolve três subtemas, a saber: A Internet criou o crime Global; Ameaças Frequentes; Direitos das Crianças na Internet. Módulo 3: Políticas Seguras nas Escolas (3 horas) O terceiro módulo aborda as seguintes temáticas: Nível de segurança; Segurança Comunicacional e Computacional; Procedimentos CERT-ERA; Medidas técnicas de mitigação do risco de privacidade. Módulo 4: Práticas Seguras nas Escolas (3 horas) Neste módulo será tratado o modo como nas escolas são ou deveriam ser abordadas as questões do Cibercrime e da Cibersegurança. Módulo 5: O projeto SeguraNet (3 horas) Dimensão portuguesa da rede Insafe. As iniciativas e ações do projeto SeguraNet: Desafios SeguraNet; Selo de Segurança Digital; Sessões de sensibilização nas escolas; Recursos educativos digitais. Módulo 6: Conhecer a Rede: os desafios e os riscos (6 horas) A tecnologia e a Sociedade. Os riscos associados à utilização da Internet e dos dispositivos móveis. Medidas de sensibilização para evitar os riscos associados à utilização da Internet e dos dispositivos móveis. As linhas de apoio: Linha Alerta e Linha Ajuda. Módulo 7: Segurança digital: uma questão de educação (4 horas) Integração no currículo nacional das temáticas relacionadas com a utilização das tecnologias digitais. As questões relativas aos direitos de autor, à veracidade e fiabilidade das fontes, ao plágio e licenciamentos abertos e termos de utilização. Metodologias de acordo com o público-alvo, tendo em vista as ações de informação/sensibilização. Projetos no âmbito da segurança digital nas Escolas. Partilha e avaliação dos trabalhos (2 horas)

Metodologias

A opção por um Curso de 25 horas, de sessões presenciais eminentemente práticas, justifica-se pelas interações múltiplas formador-formando-formando, com partilha de conhecimento e de experiências, em que os formandos são incentivados, por problemas propostos, a realizarem aprendizagens significativas com contextualização na escola de origem. As atividades propostas intercalam a apresentação teórica de conteúdos e serão desenvolvidas com a preocupação de ligação aos contextos e vivências profissionais dos participantes. Englobam sugestões de leituras, vídeos, entre outros, e a realização de tarefas de caráter prático que lhes facilitem a sensibilização dos respetivos alunos para a importância da cibersegurança e para a utilização responsável de tecnologia e de dispositivos móveis. A conclusão da formação implica a obrigatoriedade da elaboração de uma proposta de projeto no âmbito da segurança digital. O curso de formação tem por base uma disciplina alocada na Moodle do Centro de Formação Calvet de Magalhães e que visa disponibilizar aos formandos os recursos apresentados e servir de plataforma de comunicação e entrega de trabalhos.

Avaliação

Avaliação contínua, por parte do formador, dos trabalhos realizados pelos formandos e apresentados de forma escrita e prática ao longo das sessões. • Elaboração de um relatório sobre a aplicabilidade desta acção na sua actividade profissional. • Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente; de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Informação e recursos digitais no portal SeguraNet (http://www.seguranet.pt/) Informação e recursos digitais na rede europeia de Centros Internet Segura – Insafe (http://www.saferinternet.org/) Towards a Better Internet for Children? Policy Pillars, Players and Paradoxes. Brian O’Neill, Elisabeth Staksrud & Sharon McLaughlin (eds.) Nordicom, 2013, 325 p. ISBN 978-91-86523-72-5 Positive Digital Content for Kids. Experts reveal their secrets. Edited by Remco Pipers & Nicole van Den bosch. Poscon & Mijin Kind Online, 2014 (http://mijnkindonline.nl/sites/default/files/uploads/Positive-ditital-content-forkids.pdf)

Formador

Nuno José de Almeida Albano

Início: 07-05-2024
Fim: 27-06-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-120862/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Marquês de Pombal

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