278

Vamos falar sobre cinema? - Take 15 Cinema e Ditadura: 4 visões 2+2 turma ACD 23/24.20

Apresentação

Esta proposta de Ação de Formação de Curta Duração insere-se na série de ACD's online do PLANO NACIONAL DE CINEMA, que visam aprofundar a relação do cinema com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Tendo como referência o Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens - Plano 23|24 Escola+, estas ações vão ao encontro dos pressupostos expressos nos documentos de orientação curricular base denominados Aprendizagens Essenciais, constituindo-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas. No caso desta ACD em particular, no quadro da Programação PNC - 25 Filmes - 25 de Abril, ela tem como principal objetivo trabalhar com os professores quatro filmes que se relacionam de diferentes formas com a ditadura: A Revolução de Maio, de António Lopes Ribeiro e Fado, História de uma Cantadeira, de Perdigão Queiroga, ambos filmados nos anos 30 e 40, respetivamente. Um é um filme de propaganda com uma componente melodramática, o outro é um melodrama. Depois serão abordados dois filmes que, embora já produzidos no período do regime democrático, retomam precisamente aspetos das mesmas duas décadas: Cerromaior, de Luís Filipe Rocha, adaptação da obra literária com o mesmo nome, e Cartas a Uma Ditadura, de Inês de Medeiros, que recorre a filmes de arquivo que integra num documentário sobre o papel das mulheres no regime salazarista. Esta ação visa, não só, dar mais visibilidade às diferentes estratégias cinematográficas utilizadas para abordar questões semelhantes, mas também fornecer aos professores pistas de trabalho pedagógico a desenvolver com os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Objetivos - Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História de Portugal e da conjuntura da transição da Ditadura para a Democracia. - Refletir sobre diferentes estratégias, formatos cinematográficos e tipos de narrativa fílmica para conhecer, abordar e descontruir aspetos do período da ditadura: o filme de propaganda, o melodrama, a ficção resultante de adptação de uma obra literária e o documentário. - Reconhecer a importância do cinema para conhecer o passado doloroso. - Articular a história e o presente, percebendo como o desconhecimento sobre o autoritarismo e o totalitarismo podem conduzir ao fanatismo e à instrumentalização da História, perspetivando desenvolver o sentido cívico e o espírito crítico dos alunos. -Trabalhar com os jovens a força simbólica e icónica da imagem em movimento, conhecer a sua relação com a História, e perceber o seu poder enquanto estratégia transformadora da realidade. - Perceber o cinema como um instrumento de consciencialização política e como modo de interpelação da História, incentivando a assumir com mais significado a participação na vida democrática. - No quadro da digitalização do cinema português, devolver o património cinematográfico português e seus principais autores às comunidades educativas. - Promover a criação de uma rede de partilha em torno da cultura do cinema.

Metodologias

1.ª parte - Apresentação do filme Cerromaior, de Luís Filipe Rocha Convidado: Luís Filipe Rocha (realizador) 2.ª parte - Mesa-redonda sobre Cinema e Ditadura: A Revolução de Maio (António Lopes Ribeiro); Fado, História de Uma Cantadeira (Perdigão Queiroga) e Cartas a Uma Ditadura (Inês de Medeiros)

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Observações

Comunicações: -Sérgio Bordallo e Sá (Investigador - Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança) -Rui Lopes (Professor Universitário e Investigador, Universidade Nova de Lisboa - FCSH, Instituto de História Contemporânea) -Anabela Morais (Professora Universitária e Investigadora (Faculdade de Letras - Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas) Moderação: Paulo Cunha (Professor Universitário e Investigador - Universidade da Beira Interior)

Formador

Elsa Maria Carneiro Mendes

Início: 16-05-2024
Fim: 16-05-2024
Acreditação: ACD 23/24.20
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: Online através da plataforma ZOOM

INSCREVER-ME