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Diversidade e equidade: Caminhos Múltiplos - Aprendizagens Únicas turma ACD 23.24.22

Apresentação

O contexto académico atual em Portugal obriga a um trabalho muito diversificado no contexto sala de aula, para que seja possível dar resposta às realidades variadas e necessidades distintas de cada uma das nossas crianças e alunos. Há a necessidade de dar atenção não só à questão da barreira linguística mas também à barreira social, cultural e até mesmo familiar e individual. Os profissionais do ensino necessitam recorrer a metodologias de ação que privilegiem as orientações e o intercâmbio de boas práticas para conseguirem, em conjunto, promover nas salas de aula respostas cada vez mais diversificadas e multilingues. Assim, pretende-se com esta ACD promover a reflexão entre os professores, de diferentes realidades e contextos, para que, juntos, possam refletir sobre diferentes caminhos e novas práticas diferenciadoras e promotoras da equidade e da inclusão de todas as crianças e alunos presentes nas nossas escolas diariamente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial, Técnicos Superiores/Psicólogos

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Refletir sobre práticas, metodologias e atividades que providenciam oportunidades de inclusão e equidade, refletidas em aprendizagem efetiva para todos os alunos, dinamizadas nos Agrupamentos associados ao CFAE; - Promover abordagens ao currículo flexível, personalizadas e ajustadas às necessidades de todos e de cada um, através de metodologias ativas e práticas diferenciadoras.

Conteúdos

- Conceitos associados à educação inclusiva, equidade e aprendizagem para todos. - Práticas, metodologias e atividades que providenciam oportunidades inclusivas de aprendizagem efetiva para todos os alunos, dinamizadas nos Agrupamentos associados ao CFAE. - Práticas curriculares flexíveis, personalizadas e ajustadas às necessidades. - Síntese e conclusões.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Anexo(s)

Programa I Jornadas

Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este têm um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Sérgio Miguel Protásio Gaitas

Daniela Alexandra Ramos Gonçalves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-07-2024 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 05-07-2024 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 05-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: ACD 23/24.22
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório do Museu Nacional dos Coches