Ciências Experimentais nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico turma PPD 24/25.01
Apresentação
O desenvolvimento da curiosidade e criatividade das crianças acerca o mundo que nos rodeia, o desenvolvimento do espírito crítico e da literacia científica e o desenvolvimento da capacidade de manipulação são algumas das mais importantes preocupações do atual Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Familiarizar as crianças desde muito cedo com conceitos básicos de Ciência é prioritário para assegurar o seu interesse a médio e a longo prazo e, consequentemente, o seu sucesso ao longo de toda a sua escolaridade. As Aprendizagens Essenciais nas áreas de Estudo do Meio no 1º Ciclo do Ensino Básico e de Ciências Naturais no 2º ciclo apelam ao papel dos alunos como agentes ativos da aprendizagem das Ciências com capacidade para observar, questionar, descobrir, investigar, experimentar e inferir. Consideramos necessário apostar na melhoria das competências dos docentes no domínio do Ensino Experimental das Ciências.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo;.
Objetivos
Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da atualização dos professores na área do ensino experimental das ciências; • Promover o desenvolvimento de competências científicas e didáticas necessárias à implementação do ensino das Ciências de base experimental nos primeiros ciclos de escolaridade; • Sugerir atividades de ciências mais motivadoras para os alunos e potenciadoras de aprendizagens mais significativas; • Impulsionar a promoção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais no ensino das ciências; • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens através da atualização dos professores na área do ensino experimental das ciências.
Conteúdos
Unidade 1 – 2,5 Horas Ideias chave da didática das ciências Unidade 2 – 5 Horas Atividades práticas com plantas e animais Unidade 3 – 5 Horas Atividades práticas ligadas ao corpo humano Unidade 4 – 2,5 Horas Atividades práticas com ímanes Unidade 5 – 2,5 Horas Atividades práticas com a água Unidade 6 – 2,5 Horas Atividades práticas com o ar Unidade 7 – 2,5 Horas Atividades práticas com rochas e solos Unidade 8 – 2,5 Horas Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos; Avaliação da ação.
Metodologias
Unidade 1 - sessão teórico-prática. As restantes unidades desenvolver-se-ão através de sessões práticas, em trabalho de pequenos grupos, com recurso a material de laboratório e a material de uso corrente.
Avaliação
Os formandos terão uma componente de avaliação contínua apoiada no registo da assiduidade e da sua participação nos tempos de discussão e intervenção. Será solicitado aos formandos a elaboração, em pequeno grupo, de uma planificação de uma atividade prática para a(s) sua(s) turma(s). Na fase final será ainda pedido um relatório individual e crítico sobre os conteúdos da ação; o interesse para a sua prática docente e a aquisição de competências enquanto professores e indivíduos. Os formandos serão sujeitos, de acordo com a lei, à avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 e a respetiva avaliação qualitativa, conforme Carta Circular n.º 3/2007 do CCPFCP e que assenta no n.º 2 do artigo 46 do Estatuto da Carreira Docente do Decreto lei 15/2007 de 19 de janeiro e que prevê a aplicação da escala apresentada: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Manual de Atividades Para as Ciências Experimentais (2020). Programa Erasmus + Guiões didáticos elaborados no âmbito do Programa de Formação do Ensino Experimental das Ciências para professores do 1.º ciclo, entre 2006 e 2010. DGE.
Formador
Mariana Santos Nunes Areosa Feio
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 19-09-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
2 | 26-09-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
3 | 03-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
4 | 10-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
5 | 17-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
6 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
7 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
8 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
9 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |
10 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:00 | 2:30 | Presencial |