Os robôs ao serviço da aprendizagem turma AE 24/25. 03
Apresentação
A robótica associada ao ensino favorece o desenvolvimento de muitas áreas tais como a motricidade, o raciocínio e a criatividade. Esta promove ainda a construção do conhecimento através da exploração de situações práticas aplicadas ao mundo real. A utilização da robótica surge ainda como promotora de atividades de aprendizagem interdisciplinares baseadas em projetos. Esta ação surge da necessidade da implementação de projetos inovadores, nomeadamente DAC (Domínios de Autonomia Curricular) como motivação para a aprendizagem e promotores do sucesso.
Destinatários
Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Incrementar o uso de práticas de ensino e de aprendizagem assentes em princípios de flexibilização curricular; - Elaborar instrumentos de trabalho que promovam a inovação e melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem; - Articular conteúdos programáticos; - Fomentar a aprendizagem autónoma dos alunos; - Promover situações/atividades que desenvolvam nos alunos o raciocínio lógico/computacional, a criatividade e o pensamento crítico; - Implementar em situação de sala de aula ou em projetos, atividades com a utilização de robôs, sensores e calculadoras; - Maximizar competências no âmbito do trabalho colaborativo interpares.
Conteúdos
- Apresentação do plano da ação; - Consulta e análise de documentos orientadores: decreto-lei nº54 e nº 55 de 16 de julho de 2018; - A importância da robótica ao serviço da pedagogia e aprendizagem; - Apresentação de software de programação, robôs e respetivos sensores; - Exploração das potencialidades do material apresentado; - Planificação de situações de aprendizagem; - Elaboração de materiais formais ; - Implementação em situação de sala de aula ou em projeto, atividades com a utilização de robôs, sensores e Duração Horas presenciais: 25 Nº de horas acreditadas: 50 Horas de trabalho autónomo: 25 Duração Entre 1 e 12 Nº Anos letivos: 1 Cód. Dest. 16 Descrição Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial DCP Descrição Nº de formandos por cada realização da ação Mínimo 5 Máximo 20 calculadoras; - Apresentação/Partilha das atividades e/ou projetos desenvolvidos; - Reflexão, avaliação e encerramento da sessão.
Metodologias
Apresentação do plano da ação (1h); - Consulta e análise de documentos orientadores: decreto-lei nº54 e nº 55 de 16 de julho de 2018 (1h); - A importância da robótica ao serviço da pedagogia e aprendizagem (2h); - Apresentação do software de programação, robôs e respetivos sensores (10h); - Acompanhamento das atividades (adaptação/reformulação de planificações e/ou atividades) (6h); - Apresentação/Partilha dos trabalhos(4h); - Reflexão, avaliação e encerramento da sessão (2h). Trabalho autónomo - Exploração das potencialidades do material apresentado (5h); - Planificação de situações de aprendizagem (4h); - Elaboração de materiais formais (8h); - Implementação em situação de sala de aula/projeto de atividades com a utilização de robôs, sensores e calculadora (6h); - Análise dos resultados de um inquérito aplicado aos alunos (2h).
Avaliação
A avaliação dos formandos será baseada, de acordo com o Estatuto da Carreira Docente, numa escala de 1 a 10 valores, mediante o seu desempenho nas sessões presenciais conjuntas e na avaliação dos trabalhos produzidos. A avaliação final aos formandos será feita, primeiro pelo relatório do formador, pelo consultor(a) e finalmente pela Comissão Pedagógica.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
decreto-lei nº 55 de 16 de julho de 2018 decreto-lei nº 54 de 16 de julho de 2018 João Seco, maio de 2016,
Observações
Exclusiva aos docentes do Agrupamento de Escolas do Restelo
Formador
João Paulo Nogueira de Castro Freitas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 01-10-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 08-10-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 15-10-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 22-10-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 05-11-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 12-11-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-11-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-11-2024 (Terça-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |