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Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão... turma ACD 24/25.07

Apresentação

Esta Ação de Curta Duração pretende enquadrar teoricamente o paradigma da educação inclusiva no sistema educativo português, assente nos princípios da educabilidade universal, equidade, personalização, flexibilidade, autodeterminação e interferência mínima.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.

Objetivos

Explorar os decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho, com especial incidência nos seus preâmbulos numa perspetiva de educabilidade de todos e de cada um dos alunos. Perspetivar a relação entre a componente legislativa e a aplicação prática da Autonomia e Flexibilidade Curricular, do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e das Aprendizagens Essenciais. Sensibilizar e motivar para o envolvimento dos docentes em pedagogias diferenciadas e adequadas a todos os alunos.

Conteúdos

• Preâmbulo e pressupostos legais do decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão com especial incidência nas medidas universais: A diferenciação pedagógica; as Acomodações Curriculares; o enriquecimento curricular; a promoção do comportamento pró-social; a intervenção com foco académico ou comportamental em pequenos grupos • Preâmbulo e pressupostos legais do decreto-lei nº 55/2018, de 6 de julho e suas implicações para a prática letiva - Autonomia e Flexibilidade Curricular, do PASEO e das Aprendizagens Essenciais.

Metodologias

Momentos expositivos com recurso à projeção de informação através de PowerPoint e promoção de debate e interação com os formandos, em estreita ligação com os contextos e as suas vivências profissionais.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt

Formador

Anabela do Rosário Nunes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-12-2024 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 09-12-2024
Fim: 09-12-2024
Acreditação: ACD 24/25.07
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária de Fonseca Benevides

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