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Utilização das TIC no Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Línguas. turma ACD 24/25.08

Apresentação

Com o avanço da tecnologia, torna-se essencial que os docentes de línguas estrangeiras desenvolvam competências no uso das TIC em sala de aula. O Centro Europeu de Línguas Vivas desenvolveu o inventário de ferramentas, que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem das línguas. Esta ACD visa, não só dar a conhecer este inventário, mas também explorá-lo e selecionar ferramentas em função da necessidade de cada contexto de aprendizagem. Através da partilha e reflexão pretende-se incentivar ao uso das TIC em sala de aula.

Destinatários

Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.

Objetivos

1. Dar a conhecer o inventário de ferramentas desenvolvido pela Comissão Europeia de Línguas Vivas. 2. Explorar e selecionar ferramentas do inventário segundo o tipo de atividades comuns no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. 3. Partilhar boas práticas em aula de língua estrangeira, com e sem auxílio das TIC. 4. Refletir sobre os prós e contras do uso das TIC em sala de aula no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. 5. Criar princípios pedagógicos sobre o uso das TIC em aulas de línguas estrangeiras. 6. Incentivar a criação de conteúdos baseados em ferramentas do inventário. 7. Proporcionar práticas de avaliação e feedback com auxílio das TIC.

Conteúdos

• Introdução ao inventário de ferramentas desenvolvido pela Comissão Europeia de Línguas Vivas. (1h) • Seleção de ferramentas do inventário para tipo de atividades. (1h30m) • Partilha de boas práticas em sala de aula. (1h30m) • Criação de princípios pedagógicos para o uso das TIC. (1h) • Criação de conteúdo, avaliação e feedback de atividades. (1h))

Metodologias

A metodologia será online e de forma síncrona, utilizando a plataforma Moodle. O curso incluirá momentos de amostra de ferramentas, atividades práticas e discussões, promovendo a interação e partilha entre os formandos.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Observações

Using Information and communication Technology in support of language teaching and learning (ICT-REV)- DGE

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt

Formador

María Rubio Ruiz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 10-12-2024 (Terça-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 12-12-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
Início: 10-12-2024
Fim: 12-12-2024
Acreditação: ACD.24.25.08
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online através da plataforma ZOOM