Utilização das TIC no Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Línguas. turma ACD 24/25.08
Apresentação
Com o avanço da tecnologia, torna-se essencial que os docentes de línguas estrangeiras desenvolvam competências no uso das TIC em sala de aula. O Centro Europeu de Línguas Vivas desenvolveu o inventário de ferramentas, que pode facilitar o processo de ensino-aprendizagem das línguas. Esta ACD visa, não só dar a conhecer este inventário, mas também explorá-lo e selecionar ferramentas em função da necessidade de cada contexto de aprendizagem. Através da partilha e reflexão pretende-se incentivar ao uso das TIC em sala de aula.
Destinatários
Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;.
Objetivos
1. Dar a conhecer o inventário de ferramentas desenvolvido pela Comissão Europeia de Línguas Vivas. 2. Explorar e selecionar ferramentas do inventário segundo o tipo de atividades comuns no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. 3. Partilhar boas práticas em aula de língua estrangeira, com e sem auxílio das TIC. 4. Refletir sobre os prós e contras do uso das TIC em sala de aula no ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. 5. Criar princípios pedagógicos sobre o uso das TIC em aulas de línguas estrangeiras. 6. Incentivar a criação de conteúdos baseados em ferramentas do inventário. 7. Proporcionar práticas de avaliação e feedback com auxílio das TIC.
Conteúdos
• Introdução ao inventário de ferramentas desenvolvido pela Comissão Europeia de Línguas Vivas. (1h) • Seleção de ferramentas do inventário para tipo de atividades. (1h30m) • Partilha de boas práticas em sala de aula. (1h30m) • Criação de princípios pedagógicos para o uso das TIC. (1h) • Criação de conteúdo, avaliação e feedback de atividades. (1h))
Metodologias
A metodologia será online e de forma síncrona, utilizando a plataforma Moodle. O curso incluirá momentos de amostra de ferramentas, atividades práticas e discussões, promovendo a interação e partilha entre os formandos.
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.
Observações
Using Information and communication Technology in support of language teaching and learning (ICT-REV)- DGE
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt
Formador
María Rubio Ruiz
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 10-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |