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Como se dança uma Contradança? turma AE 24/25.07

Apresentação

Esta Ação pretende dar a conhecer a dança que se praticava na corte e nos teatros franceses dos séculos XVII e XVIII, designada naquele tempo por belle danse, e que, hoje em dia, é conhecida como dança barroca. Pelo facto de a música barroca estar intimamente ligada à dança – não só pela partilha de géneros e de formas musicais, mas também por lhe servir de acompanhamento – torna-se muito importante que um professor de música experimente executar as danças que interpreta e que ensina, conseguindo, desta forma, a possibilidade de melhor compreender a notação musical e de tirar conclusões a respeito da maneira de tocar (do andamento, da acentuação, da articulação e do fraseado, por exemplo). Também para os professores de dança será igualmente importante poderem conhecer o vocabulário da dança barroca, experimentarem e constatarem o seu desenvolvimento técnico e artístico, compreender a sua ligação à música de dança desta época e conhecer as suas formas e a sua construção. Este conhecimento poderá permitir-lhes a reconstrução ou criação de dança barroca, fundamentada numa abordagem informada, baseada nos tratados e outras fontes históricas. Aprender a dança e os seus passos e utilizar esse saber e essa experiência como fonte de informação. Por último, esta ação pretende salientar a importância da notação Beauchamp-Feuillet não só na criação, publicação e preservação de textos coreográficos da época, mas também pela possibilidade de, atualmente, poder gerar conhecimento sobre a dança barroca.

Destinatários

Professores de Dança dos Grupos D01, D02, D03, D04, D05, D09 e M38

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Dança dos Grupos D01, D02, D03, D04, D05, D09 e M38. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Dança dos Grupos D01, D02, D03, D04, D05, D09 e M38.

Objetivos

a) Aquisição de conhecimentos acerca de aspetos interpretativos da dança do período barroco; b) Interpretação musical e coreográfica de uma dança; c) Criação coreográfica a partir de uma partitura musical; d) Aprendizagem da Notação Beauchamp-Feuillet; e) Leitura de partituras coreográficas anotadas.

Conteúdos

Considerações acerca de alguns aspetos a ter em conta na interpretação da dança barroca: - Contextualização histórica da dança - Passo ou passos de dança / duração musical do passo - Estrutura / Compasso - Frase coreográfica / frase musical - Quadratura / pulsação / andamento b) Aprendizagem dos passos de dança e das suas figuras coreográficas – (12 horas | 2 horas/dia) c) Construção e execução coreográfica de uma partitura musical – (7 horas | 1hora/dia) d) Aprendizagem da simbologia básica da Notação Beauchamp-Feuillet – (6 horas |1 hora/dia)

Metodologias

A metodologia desta ação baseia-se numa abordagem teórica e prática. a) Teórico-prática: . Considerações sobre a prática interpretativa da música e da dança barroca, através da análise de textos, tratados, partituras e outras fontes; . Apresentação e leitura de Manuais de Dança e de partituras coreográficas anotadas, publicadas na época; . Audição de exemplos musicais. b) Prática: . Aquecimento e preparação corporal; . Iniciação à gestualidade barroca; . Aprendizagem de passos de dança e da sua ornamentação através do movimento dos braços; . Aprendizagem da dança e das suas figuras.

Avaliação

Avaliação contínua, por parte do formador, dos trabalhos realizados pelos formandos e apresentados de forma prática ao longo das sessões. Elaboração de um relatório sobre a aplicabilidade desta ação na sua atividade profissional. Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente; de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Feuillet, R. A., Chorégraphie ou L’Art de Décrire La Dance, Paris, 1700. Hilton, W., Dance of Court and Theater, USA, 1981 Publicações de Recolhas de Dança. Partituras musicais de compositores do período barroco. . Obras de J. - Ph. Rameau, W. Boyce, G.F. Händel, A. Corelli, J. S. Bach, H. Purcell, J. – B. Lully, J. Pez, entre outros.

Formador

Isabel Maria Gonzaga da Silva Esteves Guiomar

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-07-2025 (Segunda-feira) 13:00 - 18:00 5:00 Presencial
2 08-07-2025 (Terça-feira) 13:00 - 18:00 5:00 Presencial
3 09-07-2025 (Quarta-feira) 13:00 - 18:00 5:00 Presencial
4 10-07-2025 (Quinta-feira) 13:00 - 18:00 5:00 Presencial
5 11-07-2025 (Sexta-feira) 13:00 - 18:00 5:00 Presencial
Início: 07-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133722/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Ginásio da Escola Secundária Marquês de Pombal