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II Jornadas Pedagógicas do CFAE Calvet de Magalhães- Metodologias Diferenciadoras -Agenda do presente, sucesso do futuro... turma ACD 24/25.15

Apresentação

A função principal da escola, e de todos os seus profissionais, é promover e capacitar todas as suas crianças e alunos nas suas múltiplas dimensões, cognitiva, afetiva, emocional e psicomotora, tornando-os cidadãos de sucesso. Para que esta capacitação seja efetiva, e não haja lugar a uma exclusão, até mesmo seriação ou classificação, é preciso um trabalho concertado entre todos os intervenientes no processo, a nível organizacional, curricular e pedagógico. Essa ação leva a que, nos diferentes níveis de atuação, se planeie e proponha estratégias, com recurso a metodologias diferenciadores que privilegiem as orientações e o intercâmbio de práticas enquadradas no seu ambiente educativo. Se queremos alunos competentes para gerir o futuro da nossa sociedade, todas as escolas/agrupamentos devem ter na sua agenda do presente, uma mudança organizacional que ouse ajustar a forma de fazer escola, através de uma gestão diferenciada do currículo, de um novo agrupar os alunos, de pensar alocar professores aos alunos e até mesmo de concertar de forma alternativa os espaços e os ambientes de aprendizagem. A congregação de um trabalho ousado, desafiador e humilde de todos os profissionais, numa lógica colaborativa promove a qualidade da aprendizagem, num ambiente amigável e securizante, capaz de elevar os níveis de sucesso e bem estar emocional de todos. Assim, pretende-se com esta ACD promover a reflexão entre todos os profissionais presentes, para que, juntos, possam colocar nas suas agendas as prioridades reais dos seus contextos, optando por caminhos que lhes permitam, em conjunto e com confiança, estabelecer uma pedagogia de colaboração e compaixão, que se espelho no sucesso futuro.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Propagar práticas diferenciadoras nos domínios organizacional, curricular e pedagógico; - Promover abordagens ao currículo flexível, personalizadas e ajustadas às necessidades do contexto. - Refletir sobre as prioridades reais dos contextos e apontar caminhos que permitam, em conjunto e com confiança, estabelecer uma pedagogia de colaboração e compaixão, que se espelhe no sucesso futuro.

Conteúdos

- Conceitos associados à reorganização organizacional, curricular e pedagógica. - Práticas e metodologias diferenciadoras que providenciam oportunidades inclusivas de aprendizagem efetiva para todos os alunos. - Práticas curriculares flexíveis, personalizadas e ajustadas às necessidades. - Síntese e conclusões.

Observações

O programa do evento será disponibilizado em breve. Oradores Professor Marco Bento; Professor João Grácio; Professora Nádia Ferreira; Professor Luís Pitta; Professora Marília Dias; Professora Mary Lyn; Professor Francisco Marta Dra. Mónica Silva (Psicóloga) Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água Dr. Nuno Mantas Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva Dr. Paulo Almeida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 04-07-2025 (Sexta-feira) 09:30 - 12:30 3:00 Presencial
2 04-07-2025 (Sexta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Presencial
Início: 04-07-2025
Fim: 04-07-2025
Acreditação: ACD.24.25.15
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Museu da Farmácia, Lisboa

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