
Português Língua Não Materna: implementação, desenvolvimento e avaliação turma PPD 25/26.06
Apresentação
O estudo “Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna (PLNM) no Sistema Educativo Português”, http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf, revela graves lacunas na formação dos docentes, no que concerne o ensino do Português como Língua Não Materna. Constatase que, no ensino básico, 84% dos professores que lecionam o PLNM nos 2.º e 3.º ciclos e 96% dos professores do 1.º ciclo não têm formação específica em ensino do PLNM (páginas 37 a 40). Estas lacunas de formação na área estendem-se aos coordenadores de PLNM (páginas 37 e 38 do estudo), sendo que 83% dos coordenadores de PLNM não têm formação específica nesta área. Por si só, as lacunas formativas acima referidas constituem, no nosso entender, razões suficientes para a criação desta oficina de formação, porém, os problemas relacionados com o ensino do PLNM agravam-se à medida que progredimos na leitura do estudo, nomeadamente a dualidade de critérios na implementação do PLNM ou as taxas de insucesso escolar que, em alguns casos, chegam perto dos 40% (página 31 do estudo). Para além dos aspetos referidos no estudo, também devemos considerar o recente fenómeno de imigração, que origina um aumento da população escolar falante de PLNM. Deste modo, torna-se fundamental disponibilizar uma oferta formativa de qualidade, que permita preparar os docentes para esta realidade.
Destinatários
Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 920.
Objetivos
No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de: (1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais; (2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM; (3) Identificar e interpretar o suporte legislativo; (4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais; (5) Reconhecer a importância e utilidade do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas; (6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística; (7) Reconhecer a importância e utilidade do Portfolio Europeu de Línguas; (8) Identificar as fases do processo de avaliação dos alunos; (9) Produzir os necessários instrumentos de avaliação dos alunos; (10) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos; (11) Planificar e construir sequências de atividades didáticas.
Conteúdos
1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna; 2 – Análise do suporte legislativo; 3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas; 4 – O Portefólio Europeu de Línguas; 5 – O perfil sociolinguístico; 6 – Avaliação da proficiência linguística. 7 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral; 8 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita; 9 – Modelo de percurso didático.
Metodologias
1.º Momento presencial (6 horas): em grupo, definir conceitos, analisar a legislação e explorar os documentos de referência. Presencial (1 hora): breve comunicação individual 2.º Momento presencial (6 horas): em grupo, contruir um instrumento de avaliação da proficiência linguística. Presencial (1 hora): breve comunicação individual sobre as dificuldades sentidas. 3.º Momento presencial (7 horas): em grupo, contruir materiais didáticos. Presencial (3 horas): apresentação dos materiais construídos e resultado da sua aplicação; 4.º Momento presencial (1 hora): avaliação. Trabalho autónomo (6 horas): investigação individual (os aspetos estudados estão a ser postos em prática no agrupamento de escolas?) Trabalho autónomo (6 horas): experimentar o instrumento de avaliação construído. Trabalho autónomo (10 horas): Construir e aplicar os materiais didáticos. Trabalho autónomo (3 horas): relatório crítico individual.
Avaliação
Parâmetros em avaliação: A) Participação na ação (contributos; intervenção nas sessões). B) Trabalhos/produtos desenvolvidos (observação de práticas; portefólio de exercícios; plano de trabalho individual; Aplicação de competências ao contexto - plano de intervenção; avaliação de práticas e materiais de apoio; (re)construção de unidades didáticas). C) Reflexão individual sobre o percurso formativo desenvolvido.. A Classificação de cada formando será realizada por níveis de desempenho na escala de 1 a 10.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
BILLIEZ, J. (coord). De la didactique des langues à la didactique du plurilinguisme. 1998. CANALE, M. & Swain, M. “Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing”, Applied Linguistics 1.1., 1980. Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação; Porto; Edições ASA; 2001. Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A1; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a1_ff.pdf Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais nível A2; 2018. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a2_ff.pdf
Formador
Tiago Miguel Neves da Silva Machete
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 11-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 18-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 18-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |
5 | 25-10-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
6 | 25-10-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:30 | 4:30 | Presencial |