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O Papel dos Diferentes Intervenientes no Processo de Avaliação de Desempenho Docente turma ACD 25/26.07

Apresentação

Considerando o enquadramento legal relativo à avaliação do desempenho docente, importa esclarecer o papel de cada um dos intervenientes e promover neste o desenvolvimento de competências no âmbito desta matéria. Destacam-se, para esta ação, as competências referentes à observação de aulas e ao processo de classificação com base nos parâmetros nacionais da dimensão científica e pedagógica estabelecidos. Pretende-se clarificar e harmonizar procedimentos para que o processo seja mais equitativo e transparente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Analisar o quadro normativo da ADD, numa perspetiva reflexiva; - Esclarecer e analisar as funções de cada um dos intervenientes no processo ADD; - Promover competências de observação de aulas.

Conteúdos

• Quadro normativo aplicável à avaliação do desempenho docente. • Funções e competências dos intervenientes na avaliação do desempenho docente. • Práticas e técnicas de observação de aulas; • Avaliação e classificação.

Metodologias

Metodologia teórico-prática, com momentos de exposição de conteúdos e momentos de reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD

Observações

Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net .

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-12-2025 (Sexta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
2 09-12-2025 (Terça-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 05-12-2025
Fim: 09-12-2025
Acreditação: ACD 25/26.07
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 6 h
Local: Online através da plataforma ZOOM

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