Vamos falar sobre Cinema? Take 29 - Cinema e Irreverência na representação do Holocausto, uma reflexão pedagógica sobre as obras de Chaplin, Benigni e Waititi turma ACD 25/26.08
Apresentação
A presente ACD dá cumprimento à missão do PLANO NACIONAL DE CINEMA, integrando o conjunto de objetivos estipulados no Despacho 2022/65, de 5 de janeiro, visando aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas. A presente ação articula-se com as Aprendizagens Essenciais, constituindo-se como um instrumento de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas. A operacionalização da ação irá ter lugar a propósito da celebração do dia 27 de janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, data estabelecida pela ONU para recordar os milhões de seres humanos assassinadas pelo regime nazista, assinalando a libertação do campo de Auschwitz-Birkenau em 1945.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Compreender a relevância do cinema para o estudo de determinadas épocas/conjunturas, processos históricos/culturais e para evitar o esquecimento sobre períodos, factos e personagens marcantes da História da Cultura, a partir do contributo dos três filmes: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Begnini e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi. -Refletir sobre o poder da linguagem universal do cinema para abordar um conjunto de questões transversais: direitos humanos, preconceitos, discriminação, racismo, sentimentos e traumas. - Sensibilizar os professores para a reflexão sobre o Holocausto através do recurso ao cinema, numa perspetiva de articulação entre diferentes áreas disciplinares do currículo. -Elencar diferentes elementos estéticos ficcionais sobre a história do Holocausto, com destaque para a abordagem do género comédia, para serem trabalhados em contextos pedagógicos diferenciados, valorizando a multidimensionalidade de argumentos, personagens e situações. - Estimular um discurso pedagógico propiciador de uma educação inclusiva junto das crianças e dos jovens, privilegiando a reflexão sobre a intolerância e a dignidade humana. - Aproximar as comunidades educativas do cinema e do audiovisual, promovendo o contacto com cineastas e académicos especialistas na área.
Conteúdos
- Três obras fílmicas: O Grande Ditador (1940), de Charles Chaplin, A Vida é Bela (1997), de Roberto Begnini e Jojo Rabbit (2020), de Taika Waititi - Comunicação: Eduardo Katz (Doutorando | Universidade do Porto) -Debate com convidados: Esther Mucznik (presidente da Memoshoá), Hugo Vaz (Curador do Museu do Holocausto do Porto), Inês Sousa (Coordenadora executiva da Plataforma de Direitos Humanos), Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema). Moderação: Eduardo Katz. (convidados em confirmação)
Metodologias
-Partilha de práticas pedagógicas relativamente à utilização de cinema em sala de aula, no âmbito do trabalho sobre a temática abordada.
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência: 1.: Preencher o questionário de satisfação, e tirar um print screen/foto de ecrã após submeter as respostas; 2.: Transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides)., e enviar o comprovativo de pagamento; 3.: O print screen/foto de ecrã e o comprovativo de pagamento deverão ser enviados para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www.calvetmagalhaes.net .
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência: 1.: Preencher o questionário de satisfação, e tirar um print screen/foto de ecrã após submeter as respostas; 2.: Transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides)., e enviar o comprovativo de pagamento; 3.: O print screen/foto de ecrã e o comprovativo de pagamento deverão ser enviados para andreia.santos@esfb.pt com indicação do código/nome da ação. O certificado pode ser emitido até 90 dias após o pagamento e é disponibilizado em formato digital no separador "HISTÓRICO" da conta do formando em www,calvetmagalhaes.net .
Formador
Elsa Maria Carneiro Mendes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 27-01-2026 (Terça-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |